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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/3109
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Title: Características qualitativas da informação contábil : uma análise do grau de entendimento dos gestores financeiros de empresas do setor elétrico brasileiro
Authors: Campelo, Karina Simões
Orientador(es):: Libonati, Jeronymo José
Assunto:: Contabilidade gerencial
Empresas - finanças
Contabilidade
Issue Date: 1-Jun-2007
Citation: CAMPELO, Karina Simões. Características qualitativas da informação contábil: uma análise do grau de entendimento dos gestores financeiros de empresas do setor elétrico brasileiro. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós- Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília/UFPB/UFPE/UFRN, Recife, 2007.
Abstract: O objetivo da contabilidade é prover o usuário com informações capazes de embasar e tornar mais segura a sua tomada de decisão, sendo para tanto necessário que tal informação esteja revestida de características que lhe atribuam qualidade, que, caso não sejam observadas, podem anular o esforço de produzi-la. A presente pesquisa objetivou analisar se o grau de entendimento dos gestores financeiros de empresas do setor elétrico brasileiro quanto às características qualitativas das informações contábeis está relacionado com o seu tempo de experiência na função e/ou com sua área de formação acadêmica. O método utilizado foi o indutivo, quanto aos objetivos a pesquisa foi descritiva, realizada através da pesquisa bibliográfica e de levantamento, e qualitativa quanto à abordagem do problema. A amostra composta por 28 gestores financeiros foi definida de forma não probabilística e por acessibilidade. Através da análise dos dados, observou-se que as informações contábeis utilizadas pela grande maioria dos gestores estavam revestidas das características qualitativas da compreensibilidade, relevância (tempestividade, valor preditivo e valor como feedback), confiabilidade (representação fiel, essência sobre a forma, neutralidade, prudência e verificabilidade) e comparabilidade. Concluiu-se que, de forma geral, o grau de entendimento quanto às características qualitativas da informação contábil não está relacionado com as variáveis das hipóteses de pesquisa (tempo de experiência e área de formação acadêmica), tampouco com as demais variáveis, com exceção das associações encontradas entre as características da tempestividade e do valor como feedback e a variável tempo de experiência, entre o grau de entendimento quanto ao valor preditivo e o tipo de empresa, entre a representação fiel e as variáveis gênero e região e entre a característica da neutralidade e a função e o nível de escolaridade do gestor. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The accounting’s objective is to provide the user with information capable to base and to make the decision taking more security, to do this is necessary that such information’s features have quality. If it is not observed, the effort to product this information can be null. The present research objectified to analyze if the managers of companies of the Brazilian electric sector agreement of the financial information is related with its time of experience in the function and/or with its area of academic formation. The used method was the inductive, with descriptive objective that was carried through the bibliographical research and applied questioners about the problem. The composed sample with 28 financial managers was defined through a not probabilistic form and by accessibility. Through the analysis of the data, it was observed that the countable information used by the great majority of the managers was coated with the qualitative characteristics of the understandability, relevance (timeless, predictive value and feedback value), reliability (representational faithfulness, substance over form, neutrality, prudence and verifiability) and comparability. It was concluded that, in general, the agreement over how much to the qualitative characteristics of the accounting information is not related with the variable of the research hypotheses (time of experience and area of academic formation), neither with excessively changeable, exception of the associations found between the characteristics of the timeless and the feedback value and the variable of time of experience, between the degree of agreement how much to the predictive value and the type of company, between the predictive value and the company type, between the representational faithfulness and the sex variable and the region, and between the neutrality’s characteristic and the function and the manager ‘s education level.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2007.
Appears in Collections:CCA - Mestrado em Ciências Contábeis (Dissertações)

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