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dc.contributor.advisorMota, Marcus Santos-
dc.contributor.authorGuimarães, Caísa Antunes Tibúrcio-
dc.date.accessioned2018-01-05T17:59:30Z-
dc.date.available2018-01-05T17:59:30Z-
dc.date.submitted2017-08-04-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Caísa Antunes Tibúrcio. Ressonâncias: silêncio, ruído e canção na dramaturgia musical de Achadouros. 2017. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30990-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar a musicalidade do espetáculo Achadouros – teatro para bebês –, criada por mim, Nara e José Regino, respectivamente atrizes e diretor da peça, nas fases de concepção, ensaio e apresentações, cuja dramaturgia possui três eixos sonoros: o silêncio, o ruído e a canção, decorrentes de um processo criativo apoiado no trabalho de campo realizado na creche Sibipiruna, de Brasília (DF), e no livro Memórias Inventadas para crianças, do poeta Manoel de Barros (2010) e, ainda, em memórias pessoais. Essa análise utilizou vários aspectos estéticos enfrentados na relação assimétrica entre som e imagem, tais como: as ideias de Bondia (2002) sobre experiência; o conceito do drama musical exposto por Meyerhold (1917) e, ainda, a dramaturgia musical estabelecida por Marcus Mota (2008). A pesquisa apoiou-se, também, no pressuposto musical da ressonância, como princípio para a criação, assim exposto por Bachelard (1978,1988). Como base nas teorias ora destacadas e, além delas, esta pesquisa utilizou ainda: a) entrevistas realizadas com a Nara Faria e o José Regino; b) análise de processo criativo da peça, tomando como base os nossos diários de bordo, os roteiros das ações, as memórias de apresentações, a tipificação de depoimentos dos espectadores e uma filmagem do espetáculo.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRessonâncias : silêncio, ruído e canção na dramaturgia musical de Achadourospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDramaturgiapt_BR
dc.subject.keywordProcesso criativopt_BR
dc.subject.keywordTeatro infantilpt_BR
dc.subject.keywordMusicalidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aimed at analyzing musicality in the show Achadouros – theater performance for babies – created by myself, Nara, and José Regino, actors and play director, respectively, throughout the conception, rehearsal and performance stages. Its dramaturgy enfolds three sound cores: silence, noise and song, resulting from a creative process based on the field work carried out at Sibipiruna daycare facility, in Brasília (DF), on the book Invented Memoirs: Childhood, by the poet Manoel de Barros (2010), and also on personal memories. This analysis drew on several aesthetic aspects addressed in the asymmetrical relationship between sound and image, such as: Bondia’s (2002) ideas about experience; the concept of musical drama discussed by Meyerhold (1917); and the musical dramaturgy outlined by Marcus Mota (2008). The study was also grounded on the musical assumption of resonance as a tenet for creation, as described by Bachelard (1978, 1988). Besides the abovementioned theories, this study also used: a) interviews carried out with Nara Faria and José Regino; and b) analysis of the play’s creative process, based on our findings duly registered in our log books, the storyboards, the performance memoirs, the typification of audience testimonies and one shooting of the performance.pt_BR
Appears in Collections:IdA - Mestrado em Artes (Dissertações)

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