Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/30889
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ExperienciaEncontroNarrativas.pdf352,54 kBAdobe PDFView/Open
ARTIGO_ExperienceConfluenceScientific.pdf326,33 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAraújo Jr., Antôniopt_BR
dc.contributor.authorAvanzi, Maria Ritapt_BR
dc.contributor.authorGastal, Maria Luiza de Araújopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-04T19:15:38Z-
dc.date.available2018-01-04T19:15:38Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO JR, Antônio; AVANZI, Maria Rita; GASTAL, Maria Luiza. Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultos. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 19, e2705, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. Epub May 11, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104. ___________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO JR, Antônio; AVANZI, Maria Rita; GASTAL, Maria Luiza. An experience of confluence between scientific and autobiographical narratives in biology teaching for young and adult students. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 19, e2705, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100207&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. Epub 11-Maio-2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30889-
dc.description.abstractTrata-se de pesquisa-ação desenvolvida com jovens e adultos de uma escola pública do Distrito Fed-eral, Brasil. A articulação entre saberes escolares e saberes da experiência se deu numa oficina em que conteúdos de zoologia foram trabalhados a partir da relação entre os estudantes e animais não humanos. As histórias foram compartilhadas em roda e os textos produzidos foram expostos em varal literário no pátio da escola. A proposta baseia-se nas premissas freireanas e nas relações delas com outros autores, segundo os quais todo professor é um professor de leitura e produção de textos; a es-cola é instância legítima de construção de conhecimento; todo aprendizado é um exercício de releitura de sua experiência. Decorre desta pesquisa que é possível organizar atividades que valorizem as trajetórias de vida particulares dos sujeitos sem deixar de ensinar ciências, com o benefício de favorecer a construção de memória pessoal e coletiva.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no en-sino de biologia para jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeAn experience of confluence between scientific and autobiographical narratives in biology teaching for young and adult students-
dc.title.alternativeUna experiencia de encuentro entre narrativas autobiográficas y narrativas científicas en la enseñanza de la Biología para jóvenes y adultos-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordHistória de vidapt_BR
dc.rights.licenseEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100207&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 jan. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190104pt_BR
dc.description.abstract1This is an action-research developed among young and adult students of a public school in Dis-trito Federal, Brazil. The articulation between school-knowledge and experience-knowledge occurred during a workshop in which zoology contents were addressed from the standpoint of the relationship between students and other animals. Stories were shared in a circle and the texts produced were exhib-ited on a literary string at the school yard. Our proposal is based on Paulo Freire’s assumptions and on their links to other authors, according to which every teacher is a reading and writing teacher; the school is a legitimate instance for the construction of knowledge; every learning process is an exercise of re-reading one’s own experience. This research shows that it is possible to organize activities that value the personal life paths of subjects without failing to teach natural sciences, with the benefit of helping the construction of a personal and collective memory.-
dc.description.abstract2Esta es una investigación-acción desarrollada entre estudiantes jóvenes y adultos de una escuela pública del Distrito Federal, Brasil. La articulación entre conocimiento escolar y conocimiento a partir de la experiencia ocurrió durante un taller en el cual contenidos de zoología fueron abordados a partir de la relación entre estudiantes y otros animales. Historias fueron compartidas en un círculo y los tex-tos producidos fueron exhibidos en un tendedero literario en el patio de la escuela. Nuestra propuesta está basada en las premisas de Paulo Freire y en sus conexiones con otros autores, segundo los cuales todo profesor es un profesor de lectura y escrita; la escuela es una instancia legítima para la construc-ción del conocimiento; todo proceso de aprendizaje es un ejercicio de relectura de nuestras propias experiencias. Esta investigación muestra que es posible organizar actividades que valoran la trayectoria de vida de cada uno de los sujetos sin fallar en la enseñanza de las Ciencias Naturales, con en benefi-cio de ayudar en la construcción de una memoria personal y colectiva.-
Appears in Collections:NECBIO - Artigos publicados em periódicos

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/30889/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.