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dc.contributor.authorPorto, Rafael Barreirospt_BR
dc.contributor.authorCosta, Rafaela da Rochapt_BR
dc.contributor.authorWatanabe, Eluiza Alberto de Moraispt_BR
dc.date.accessioned2018-01-04T19:15:32Z-
dc.date.available2018-01-04T19:15:32Z-
dc.date.issued2017-09pt_BR
dc.identifier.citationPORTO, Rafael Barreiros; COSTA, Rafaela da Rocha; WATANABE, Eluiza Alberto de Morais. Efeito multinível das atividades de marketing nas vendas, receita e lucratividade em microempresa. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 19, n. 65, p. 432-452, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-48922017000300432&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v19i65.2911. __________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationPORTO, Rafael Barreiros; COSTA, Rafaela da Rocha; WATANABE, Eluiza Alberto de Morais. The multilevel effect of marketing activities on sales, revenue and profitability in a micro-enterprise. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 19, n. 65, p. 432-452, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-48922017000300432&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v19i65.2911.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30861-
dc.description.abstractObjetivo: o trabalho avaliou dinamicamente a efetividade das atividades de marketing na geração de vendas de produtos, receita e lucratividade de uma microempresa, um contexto pouco pesquisado em marketing. Metodologia: realizou-se uma pesquisa multinível de corte longitudinal com dados em painel diário de 5.800 produtos vendidos e em séries temporais mensais no nível empresarial, contendo 26 meses de registros comerciais e financeiros de uma microempresa (drogaria). Regressões em painel e em séries temporais foram executadas. Resultados: os resultados apontam que (1) as atividades de marketing, em especial a elasticidade de preço, geram com bastante precisão as vendas dos produtos, (2) a estimativa agregada do total das atividades de marketing prediz a receita e a lucratividade da empresa em base mensal e (3) na empresa investigada, se as atividades de marketing forem intensificadas na mesma proporção do aumento de custos de mercadorias e produtos, elas não são eficientes na geração do lucro. Contribuições: esta pesquisa auxilia as investigações referentes às relações micro→macronível de análise com dados comerciais e financeiros para que haja junção das decisões de marketing com finanças.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEfeito multinível das atividades de marketing nas vendas, receita e lucratividade em microempresapt_BR
dc.title.alternativeThe multilevel effect of marketing activities on sales, revenue and profitability in a micro-enterprise-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordMarketingpt_BR
dc.subject.keywordDesempenhopt_BR
dc.subject.keywordPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subject.keywordLucrospt_BR
dc.subject.keywordVendaspt_BR
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Gestão de Negócios - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-48922017000300432&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 jan. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v19i65.2911pt_BR
dc.description.abstract1Purpose: this study dynamically assessed the effectiveness of marketing activities in the generation of product sales, revenue, and profitability in a micro-enterprise, a context that lacks research in marketing. Design/methodology/approach: a longitudinal multilevel study was conducted using daily panel data for 5,800 products sold and monthly time series on the business level, involving 26 months of commercial and financial records for a micro-enterprise (a drugstore). Panel and time series regressions were performed. Findings: the research shows that (1) marketing activities, in particular price elasticity, quite accurately generate product sales, (2) the aggregated estimate of total marketing activities predicts monthly company revenue and profitability, and (3) in the investigated company, if marketing activities are intensified in the same proportion to increase costs in products and goods, they are not efficient in generating profit. Originality/value: this research supports investigations concerning micro→macro level analysis relationships with commercial and financial data in order to merge marketing decisions to finance.-
Appears in Collections:ADM - Artigos publicados em periódicos

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