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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorWatanabe, Graciellapt_BR
dc.contributor.authorWatanabe, Gisellept_BR
dc.contributor.authorCosta, Luciopt_BR
dc.contributor.authorGregores, Eduardopt_BR
dc.contributor.authorGurgel, Ivãpt_BR
dc.contributor.authorMercadante, Pedropt_BR
dc.contributor.authorMunhoz, Marcelo Gameiropt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:18:53Z-
dc.date.available2017-12-07T05:18:53Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationWATANABE, Graciella et al. O evento CERN Masterclasses: Hands on Particle Physics: contribuições sobre seu papel na comunicação científica a partir de percepções de seus participantes. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 38, n. 3, e3401, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172016000300501&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 dez. 2017. Epub June 20, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0031.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30389-
dc.description.abstractNeste trabalho são investigados dois aspectos relacionados à experiência da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade de São Paulo (USP) durante a realização do evento CERN Masterclasses Hands on Particle Physics, que envolveu estudantes tanto de Ensino Médio quanto de cursos de Licenciatura em Física. O primeiro aspecto considerado para este estudo refere-se ao perfil motivacional dos participantes, quais suas expectativas e interesses no evento. O segundo busca identificar, relativamente aos conteúdos conceituais e técnicos tratados no evento, quais os principais ganhos e dificuldades percebidas pelos participantes. A partir destas informações, analisamos o papel do evento como instrumento de comunicação científica. Para isso, tomamos como referencial teórico o modelo contemporâneo de comunicação científica de Burns, O’Connor e Stocklmayer, o qual entende a comunicação científica como um conjunto de etapas visando levar a Literacia Científica. À luz dos resultados encontrados, foi possível constatar que as ações do evento estão produzindo em seus participantes processos conducentes tanto a uma Consciência quanto Compreensão Públicas da Ciência. Estes processos operam de forma estrutural no desenvolvimento de uma cultura científica, a qual constitui-se, ao mesmo tempo, em causa e conseqüência do processo que leva ao ideal de Literacia Científica. Desta perspectiva, eventuais ajustes no desenho e composição das atividades do evento podem ser melhor subsidiadas, assim como questões relativas às contribuições sócio-educativas e culturais proporcionadas por iniciativas dessa natureza.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Físicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO evento CERN Masterclasses : Hands on Particle Physics : contribuições sobre seu papel na comunicação científica a partir de percepções de seus participantespt_BR
dc.title.alternativeThe CERN Masterclasses Hands on Particle Physics event : considerations about its role in science communication through its participants perceptions-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordComunicação científicapt_BR
dc.subject.keywordFísica de partículaspt_BR
dc.rights.licenseLicença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Não a Obras Derivadas (by-nc-nd). Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbef/v38n3/1806-1117-rbef-38-03-e3401.pdf. Acesso em: 9 mar. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0031pt_BR
dc.description.abstract1In this work we investigate two aspects of the UFABC and USP experience with the CERN Masterclasses – Hands on Particle Physics event designed to students from high schools and undergraduate teaching courses. At first the motivational aspect to participate in the event was considered. Then, taking into account the content of the activities we search for the main goals and difficulties perceived by the students. From those informations we analysed the role of the event as a scientific communication instrument. For this, we take the contemporary definition of Science Communication proposed by Burns, O’Connor and Stocklmayer. In their view, science communication must be understood as a processes aiming to approach the scientific literacy ideals. Based on our results it is possible to suggest that the event is leading the participants to advance in direction of a Public Awareness and Understanding of Science. These processes allow the development of a scientific culture which, at the same time, works as cause and consequence for the processes engendering the Scientific Literacy ideals. From this perspective, we point out that changes in the event design as well as their contribuitions to socio-educational and cultural issues can be better supported.-
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