Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30134
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ApproachCompetencesHuman.pdf527,88 kBAdobe PDFView/Open
ARTIGO_AbordagemCompetenciasDesenvolvimento.pdf527,92 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAraújo, Claisy Maria Marinhopt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.pt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:18:09Z-
dc.date.available2017-12-07T05:18:09Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationMARINHO-ARAUJO, Claisy Maria; ALMEIDA, Leandro S. Abordagem de competências, desenvolvimento humano e educação superior. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne212, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500211&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne212. ____________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationMARINHO-ARAUJO, Claisy Maria; ALMEIDA, Leandro S. Approach to competences, human development and higher education. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne212, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500211&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne212.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30134-
dc.description.abstractTendo como fundamento a psicologia do desenvolvimento humano, apresenta-se, neste artigo, uma ampliação conceitual à compreensão de competência. Esse é um termo polissêmico, com multiplicidade de concepções epistemológicas, éticas e ideológicas que imprimem complexidade aos processos formativos, especialmente em relação à formação pessoal e profissional na educação superior. Defende-se a noção de competência ancorada na mobilização intencional de diversos recursos próprios ao desenvolvimento humano: processos psicológicos, comportamentos, conhecimentos, afetos, crenças, habilidades, escolhas éticas e estéticas, que devem ser mobilizados pelo sujeito. Apresenta-se, a partir dessa ampliação, uma categorização de competências transversais e possibilidades para sua avaliação. A reflexão pode fundamentar uma atuação crítica de psicólogos e educadores para a mediação do desenvolvimento de competências dos atores do ensino superior.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAbordagem de competências, desenvolvimento humano e educação superiorpt_BR
dc.title.alternativeApproach to competences, human development and higher education-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCompetênciaspt_BR
dc.subject.keywordPerfil profissionalpt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500211&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne212pt_BR
dc.description.abstract1Grounded on human development psychology, this paper presents a conceptual expansion of the understanding about competence. This is a polysemic construct, with a wide range of epistemological, ethical and ideological concepts that reinforce the complexity of training processes, especially in relation to personal and professional training in the context of higher education. This paper defends the notion of competence rooted in intentional mobilization of various resources inherent to human development: psychological processes, behaviors, knowledge, emotions, beliefs, aptitudes, ethical and aesthetic choices that the subject must mobilize. From this conceptual expansion, a categorization of transversal competences and possibilities of assessment are presented. Analyses can support critical actions of psychologists and educators to mediate the development of competences of higher education actors.-
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/30134/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.