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dc.contributor.advisorVeiga, Ilma Passos Alencastro-
dc.contributor.authorSilva, Andréa de Carvalho-
dc.date.accessioned2010-01-05T00:53:28Z-
dc.date.available2010-01-05T00:53:28Z-
dc.date.issued2010-01-05-
dc.date.submitted2007-
dc.identifier.citationSILVA, Andréa de Carvalho. Formação continuada em serviço e prática pedagógica. 2007. 127 f. Dissertação(Mestrado em Educação)-Universidade Brasília, Brasília, 2007.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2925-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.en
dc.description.abstractO presente estudo surgiu das inquietações que, ao longo do meu percurso pessoal e profissional, se estabeleceram em relação à formação de professores. Este trabalho tem o objetivo de analisar a contribuição da formação continuada em serviço para a prática pedagógica do professor em sala de aula. Para tanto, analiso a proposta de formação continuada em serviço do Colégio Marista de Brasília, em relação ao seu papel na prática pedagógica do professor, bem como os indícios de avanços e rupturas que a mesma apresenta, além de analisar quais os desafios enfrentados pelo professor que o levam à busca por formação continuada. A metodologia privilegiou a abordagem qualitativa por meio do estudo de caso com cinco professoras e dois gestores da instituição escolhida. Para a obtenção das informações, foram utilizadas análises documentais, entrevistas semi-estruturadas, observações participantes e grupos focais, fazendo uma leitura criteriosa dos aspectos levantados que possibilitassem esclarecer os questionamentos que deram origem a esta investigação. O estudo revelou que a formação continuada em serviço é de extrema importância para a instituição, tendo em vista o seu caráter confessional aliado aos aspectos pedagógicos. Nesse sentido, o processo de formação observado nesta investigação contribui para melhorar do desempenho do professor na ação em sala de aula, fornecendo subsídios para que o mesmo atue segundo a filosofia educativa marista. Os resultados desse estudo revelam que os professores, na sua maioria, têm apresentado nas suas práticas aspectos relativos à formação fornecida pela instituição; entretanto, ainda predomina a relação professor-aluno verticalizada, o que revela uma ruptura na proposta formativa da instituição. Foi identificado que os professores, embora participem de uma formação que contemple temas diferenciados, apropriam-se particularmente de temas que lhes são mais significativos, principalmente aqueles relativos aos problemas enfrentados na prática pedagógica. Os momentos de trocas entre os professores foram revelados como extremamente formativos, pois possibilitam aos professores recriarem e modificarem as suas práticas pedagógicas. Ainda que a proposta de formação continuada da instituição ressalte a importância da reflexão sobre a ação, os temas de estudo são escolhidos sem a participação ativa dos professores, acarretando a falta de envolvimento dos mesmos. Dois aspectos se mostraram relevantes na busca de formação continuada pelo professor: a necessidade de maior conhecimento do conteúdo a ser ministrado e os temas relativos à relação professor-aluno, indicando a necessidade de maior ênfase nesses temas na proposta de formação. Desta forma, a formação continuada em serviço deve possibilitar ao professor refletir-na-ação e sobre-a-ação, a fim de que possa reinterpretar a sua prática e agir de forma consciente e intencional, frente aos desafios do cotidiano da sala de aula. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe present study emerged from the inquietude that, in my personal and professional experience, has been established in relation to the formation of teachers. The objective of this work was to analyze the contribution of the in-service continuous formation for the pedagogic practice of the teacher in the classroom. Thus, I have analyzed the in-service continuous formation of the teachers of Colégio Marista de Brasília in relation to its role in the pedagogic practice of the teachers, as well as the signs of development and rupture presented. Besides analyzing the challenges faced by the teachers leading them to continuous formation (training), the methodology privileged the qualitative approach through study cases with five teachers and two managers of the above mentioned institution. Documentary analysis, semistructured interviews, observations of the participants and groups were used to collect data making a careful reading of the aspects presented allowing the clarification of the questionings which originated this research. The study revealed that the in-service continuous formation is extremely important for the institution due to its confessional character together with pedagogic aspects. In this sense, the formation process observed in this investigation contributed to provide the teachers with instruments to act in the classroom according to the educational philosophy of Colégio Marista. The results of this study showed that the majority of teachers have demonstrated aspects related to the formation provided by the institution in their daily practice. However, the vertical relation teacher-student it is still predominant, which reveals a rupture in the formative proposal of the institution. It was identified that the teachers, although participating in a formation training that contemplates differentiated issues, would take advantage of topics that are more significant to them, mainly the ones related to problems faced in the pedagogic practice. The teachers exchange moments showed to be extremely formative allowing them to recreate and modify their pedagogic practice. Although the institution continuous formation proposal highlighted the importance of the reflection upon action, the study themes are chosen without the active participation of the teachers resulting in lack of involvement among them. Two aspects that showed to be relevant in the search of the continuous formation by the teacher were the need of knowledge of the content taught and topics related to the relation teacher-student, showing the necessity of more emphasis on these topics. Thus, the in-service continuous formation must allow teachers to reflect in-action and about-the-action so that they can reinterpret their practice and act consciously and intentionally towards the daily classroom challenges.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleFormação continuada em serviço e prática pedagógicaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordPedagogiaen
dc.location.countryBRAen
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)
UnB - Brasília 50 anos

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