Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/28985
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_ContratosDestratosInformatica.pdf170,84 kBAdobe PDFView/Open
Title: Contratos e destratos entre Informática e Educação Matemática
Other Titles: Engagements and disengagements between Informatics and Mathematics Education
Authors: Iunes, Silvana Maria Silva
Santos, Gilberto Lacerda
Assunto:: Educação
Matemática - estudo e ensino
Informática
Tecnologia educacional
Issue Date: 2013
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
Citation: IUNES, Silvana Maria Silva; SANTOS, Gilberto Lacerda. Contratos e destratos entre Informática e Educação Matemática. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 19, n. 2, p. 293-305, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000200005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 dez. 2019.
Abstract: Discutem-se as aplicações pedagógicas do computador no ensino de geometria por meio de um software de representações dinâmicas. Trata-se do relato de uma investigação voltada para fazer emergir contratos e destratos entre informática e educação matemática, por meio de observações e entrevistas realizadas com alunos e uma professora em uma escola de Educação Fundamental na cidade de Brasília, DF, Brasil. Os resultados da investigação indicam diferentes possibilidades de trabalho pedagógico na área, suscetíveis de fazerem com que os contratos sobrepujem os destratos.
Abstract: This article discusses the pedagogical applications for teaching geometry when making use of dynamic representation software. Engagements, or issues facilitating educational relationships, and disengagements, or troublesome issues, were carried out in some specific groups, as well as observations and interviews with primary school teachers and students in the city of Brasilia (DF). Research findings indicate different possibilities for pedagogical work in the field, and the possibility of making engagements surpass disengagements.
Licença:: Ciência & Educação (Bauru) - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200005&lng=pt&tlng=pt. 26 dez. 2019.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000200005
Appears in Collections:MTC - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/28985/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.