Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/28848
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_AprendizagemSaudeMental.pdf207,91 kBAdobe PDFView/Open
ARTIGO_LearningMentalHelth.pdf194,26 kBAdobe PDFView/Open
Title: Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica : relato de experiência
Other Titles: Learning mental helth through videography production : an experimential report
Aprendizaje en salud mental a través de la producción videográfica : relato de experiencia
Authors: Machado, Daniela Martins
Göttems, Leila Bernarda Donato
Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Assunto:: Aprendizagem baseada em problemas
Avaliação educacional
Enfermagem - estudo e ensino
Saúde mental
Issue Date: Dec-2013
Publisher: Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
Citation: MACHADO, Daniela Martins; GÖTTEMS, Leila Bernarda Donato; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 4, p. 1205-1213, out./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000400040. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 20 ago. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MACHADO, Daniela Martins; GÖTTEMS, Leila Bernarda Donato; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. Learning mental helth through videography production: an experimential report. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 4, p. 1205-1213, out./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000400040. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 20 ago. 2020.
Abstract: Relata-se uma experiência educacional desenvolvida no Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal. Objetivou-se descrever a proposta metodológica do módulo de saúde do adulto, com ênfase na avaliação de aprendizagem. O módulo promoveu o diálogo entre a temática da saúde mental, com foco na clínica antimanicomial, a arte, por meio dos disparadores temáticos (filmes, música e poesia), e a Aprendizagem Baseada em Problemas. O exame de avaliação cognitiva foi realizado por meio da produção de vídeos. Os resultados indicam que na percepção dos estudantes, a metodologia do módulo favoreceu a compreensão da perspectiva psicossocial de atenção em saúde mental, criou um espaço legítimo de convivência com a singularidade e estimulou o trabalho em equipe e o processo criativo.
Abstract: This article reports on an educational experience developed in the Undergraduate Nursing Program of the Escola Superior de Ciências da Saúde in the Federal District of Brazil. The objective is to describe the methodological proposal of the adult health module, with emphasis on learning evaluation. The module promoted dialogue between the thematic of mental health, with a focus on anti-asylum medicine; art, through thematic triggers (films, music, poetry); and Problem-Based Learning. The cognitive evaluation exam was done through production of videos. The results indicate that in the students' perceptions, the module's methodology aided in understanding the psychosocial perspective of mental health care, created a legitimate space of familiarity with singularity, and stimulated group work and the creative process.
Resumen: Se presenta una experiencia educativa desarrollada en el curso de graduación en Enfermería de la Escuela Superior de Ciencias da la Salud del Distrito Federal. El objetivo fue describir el módulo de la propuesta metodológica de salud del adulto, con énfasis en la evaluación de los aprendizajes. El módulo ha promovido el diálogo entre el tema de salud mental, centrándose en la clínica anti-manicomial, el arte, a través de disparadores temáticos (películas, música y poesía) y el Aprendizaje Basado en Problemas. El examen de evaluación cognitivo se realizó por medio de la producción de video. Los resultados mostraron que en la percepción de los estudiantes, el módulo de metodología favorece la comprensión de la perspectiva psicosocial de la salud mental, y ha creado un espacio legítimo para la convivencia con la singularidad y alienta proceso de trabajo en equipo y creatividad.
Licença:: Texto & Contexto - Enfermagem - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 20 ago. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072013000400040
Appears in Collections:ENF - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/28848/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.