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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/28659
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Title: Análise dos efeitos do ruído aeronáutico em zonas residenciais circunvizinhas ao Aeroporto Internacional de Brasília
Other Titles: Analysis of the effects of aircraft noise in residential areas surrounding the Brasilia International Airport
Authors: Carvalho Júnior, Edson Benício
Garavelli, Sérgio Luiz
Maroja, Armando Mendonça
Assunto:: Poluição sonora
Ruído aeronáutico
Aeroportos
Issue Date: Oct-2012
Publisher: Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
Citation: CARVALHO JUNIOR, Edson Benício; GARAVELLI, Sérgio Luiz; MAROJA, Armando Mendonça. Análise dos efeitos do ruído aeronáutico em zonas residenciais circunvizinhas ao Aeroporto Internacional de Brasília. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 6, n. 4, p. 59-81, out./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S2238-10312012000400004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000400004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 09 set. 2020.
Abstract: Esse trabalho teve por objetivo analisar a percepção de incômodo causado pelo ruído aeronáutico em zonas residenciais circunvizinhas ao Aeroporto Internacional de Brasília (SBBR). O estudo foi dividido em duas partes. Na primeira, foram realizadas medições acústicas em três áreas e o nível de ruído determinado pelos parâmetros: Leq, Lmax, Lmin, RF, SEL e IPR. Na segunda parte, aplicou-se, um questionário adaptado do projeto Eurocontrol (European Organisation for the Safety of Air Navigation). Os resultados das medidas de campo indicam regiões com qualidade acústica comprometida e com potencial de incômodo, principalmente no período noturno. Da análise dos questionários obteve-se que os pesquisados do sexo feminino mostraram-se mais incomodados com o ruído de automóveis e aviões e percebem de forma mais vigorosa o barulho do tráfego rodoviário e aéreo. Também constatou-se insatisfação quanto às interferências provocadas pelo barulho das aeronaves na realização de atividades cotidianas e indicaram como reações associadas ao ruído dores de cabeça, distúrbios no sono, estresse e dificuldade de concentração. Destaca-se que na região com menor ruído ambiente os respondentes são mais sensíveis ao barulho dos aviões e os valores dos parâmetros acústicos medidos justificam as reações negativas dos respondentes ao ruído aeroviário. Além disso, verificou-se uma relação direta entre a percepção de incômodo e desconforto com os níveis de pressão sonora medidos.
Abstract: This study aimed to analyze the perception of discomfort caused by aircraft noise in residential areas surrounding the Brasilia International Airport (SBBR). The study was divided into two parts. At first, noise measurements were conducted in four residentials zones and the sound pressure level determined by the parameters: Leq, Lmax, Lmin, RF, SEL and IPR. In the second part, we applied a questionnaire adapted from the project Eurocontrol (European Organisation for the Safety of Air Navigation). The results of field measurements indicate regions with soundscape compromised and with potential of nuisance, especially at night. Was obtained, from analysis of questionnaires, that the respondents female sex if showed more sensitive by the noise of cars and planes and realize more intensity the noise from road and air traffic. It was found dissatisfaction with the interference caused by the noise of aircraft in daily activities and indicated as reactions noise-related: headaches, sleep disorders, stress and difficulty concentrating. It is noteworthy, that in the region with lower noise, the respondents are more sensitive to the noise of airplanes and the values of acoustic parameters measured would justify the negative reactions of respondents to the air transportation noise. Moreover, there was a direct relationship between the perception of annoyance and discomfort with the sound pressure levels measured.
Licença:: Journal of Transport Literature - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000400004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 09 set. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312012000400004
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