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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorChagas, Julia Chamuscapt_BR
dc.contributor.authorPedroza, Regina Lúcia Sucupirapt_BR
dc.contributor.authorBranco, Angela Uchoapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:00:10Z-
dc.date.available2017-12-07T05:00:10Z-
dc.date.issued2012-04pt_BR
dc.identifier.citationCHAGAS, Julia Chamusca; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira; BRANCO, Angela Uchoa. Direitos humanos e democracia na educação infantil: atuação do psicólogo escolar em uma associação pró-educação. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 17, n. 1, p. 73-81, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2012000100009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28502-
dc.description.abstractA educação em/para os Direitos Humanos demanda a discussão do papel da escola na formação para a cidadania. Essa formação deve considerar a necessidade do ideal de democracia estar em todos os níveis do contexto escolar, da proposta pedagógica à organização político-administrativa. Nesta pesquisa utilizamos o conhecimento adquirido por uma experiência de atuação em psicologia escolar em uma instituição de Educação Infantil de Brasília que é uma associação de pais, professores e funcionários. O objetivo foi discutir como o psicólogo escolar participava da implementação da noção de democracia no cotidiano da escola e auxiliava a construção da coerência entre o projeto político pedagógico e as práticas educacionais voltadas para a criança. A análise dessa experiência mostrou a importância da psicologia na construção de uma educação para a democracia que trabalhe junto aos educandos não apenas o conhecimento de seus direitos, mas a aprendizagem e o desenvolvimento de práticas cidadãs.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDireitos humanos e democracia na educação infantil : atuação do psicólogo escolar em uma associação pró-educaçãopt_BR
dc.title.alternativeHuman rights and democracy in children's education : the role of the school psychologist at a pro-education association-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPsicologia escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordDemocraciapt_BR
dc.subject.keywordDireitos humanospt_BR
dc.rights.licenseEstudos de Psicologia (Natal) - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2012000100009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100009pt_BR
dc.description.abstract1The issue of Human Rights education demands a discussion about the role of the school in developing student citizenship. This process should consider the need for the ideal of democracy to be in every level of the school context; from the pedagogical proposal to its administrative and political organization. In this research we used the knowledge obtained through an experience with school psychology at a children's education institution in Brasília that is an association of parents, teachers and employees. The goal is to discuss how the school psychologist participated in implementing the notion of democracy into the school's routine, helped building coherence between the political and pedagogical project, in addition to the educational practices involving the children. The analysis showed how important psychology is in developing a democratic education that focuses not only on teaching the students their rights, but also on learning and developing practices of citizenship.-
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