Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/28374
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_TransposicaoMidiaticaSala.pdf159,1 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorGaronce, Francisco Vieirapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Gilberto Lacerdapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:58:52Z-
dc.date.available2017-12-07T04:58:52Z-
dc.date.issued2012-12pt_BR
dc.identifier.citationGARONCE, Francisco; SANTOS, Gilberto Lacerda. Transposição midiática: da sala de aula convencional para a presencial conectada. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 121, p. 1003-1017, out./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000400005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 out. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28374-
dc.description.abstractO artigo apresenta o conceito de transposição midiática e, para tal, fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa acadêmica que identificou os impactos provocados pela tecnologia da videoconferência pela internet, ou webconferência, nação educativa (modo de ensinar), focando as alterações nos papéis docentes. O estudo de caso etnográfico mostrou de que modo a ação docente foi modificada pela situação educativa na qual alunos e professores interagiram face a face, mediados pela tecnologia, de modo síncrono a distância, caracterizando a educação presencial conectada. A investigação tomou como ponto de partida a teoria da transposição didática dos saberes (Chevallard, 1985), tendo identificado e analisado mudanças na prática docente, especificamente nos papéis docentes, caracterizando o fenômeno da transposição midiática.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTransposição midiática : da sala de aula convencional para a presencial conectadapt_BR
dc.title.alternativeMediatic transposition : from conventional classroom to face-connected classroom-
dc.title.alternativeLa transposition mediatique : de la salle de classe conventionnelle à la salle de classe presentielle connectée-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordTransposição midiáticapt_BR
dc.subject.keywordWebconferênciapt_BR
dc.subject.keywordEnsino a distânciapt_BR
dc.subject.keywordTecnologia educacionalpt_BR
dc.rights.licenseEducação & Sociedade - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 out. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000400005pt_BR
dc.description.abstract1The focus of this article is to introduce the Mediatic Transposition concept referring to the results of a Brazilian research project that sought to identify impacts of Internet videoconferencing (web conferencing) use in education with an emphasis on the changing role of teachers brought on by this new technology. The ethnographic study identified how the teaching tasks changed when pupils and instructors interacted face to face, mediated by technology, using a synchronous communication tool in a hybrid mode of education. This new educational environment in cyberspace is the face-connected classroom. The research took as its starting point studies related to the Didactic Transposition (Chevallard, 1985) and the research addressed changes in teaching practices that were identified and analyzed, specifically those that impacted on the role of instructors during the transition from conventional to face-connected classrooms characterizing Mediatic Transposition.-
dc.description.abstract3L'article présente le concept de Transposition Médiatique, à partir d'une recherche académique dont les résultats ont identifié les impacts de la téchnologie de la vidéoconférence par Internet, c'est-à-dire la webconférence, sur l'action éducative (mode d'enseigner) en metant l'accent sur l'évolution des rôles des enseignants. L'étude de cas, du type ethnographique, a montré la façon dont l'intervention de l'enseignant est modifiée par la situation éducative dans laquelle les étudiants et les enseignants intéragissent face à face, par le moyen de la technologie, de façon syncronisée et à distance. Cela caractérise l'éducation présentielle connectée. La recherche a eu comme point de départ la théorie de la Transposition Didactique (Chevallard, 1985) et a identifié et analysé les changements dans la pratique des enseignants, notamment dans leurs rôles, ce qui caractérise le phénomène de la Transposition Médiatique.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/28374/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.