Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/28368
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_BrincarEscolaRelacao.pdf126,41 kBAdobe PDFView/Open
Title: O brincar na escola : a relação entre o lúdico e a mídia no universo infantil
Other Titles: Playing at school : relation between leisure and media in children's universe
El juego en la escuela : la relación entre el lúdico y la midea en el universo infantil
Authors: Siqueira, Isabelle Borges
Wiggers, Ingrid Dittrich
Souza, Valéria Pereira de
Assunto:: Brincadeiras - educação
Infância
Jogos
Mídia
Issue Date: Jun-2012
Publisher: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
Citation: SIQUEIRA, Isabelle Borges; WIGGERS, Ingrid Dittrich; SOUZA, Valéria Pereira de. O brincar na escola: a relação entre o lúdico e a mídia no universo infantil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 313-326, abr./jun. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892012000200005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 12 out. 2020.
Abstract: A mídia tem se afirmado como um forte componente da realidade na sociedade contemporânea. Há, nesse sentido, um crescente interesse na análise de como as mensagens dos discursos midiáticos estariam presentes no universo infantil. O objetivo do presente estudo foi o de averiguar e analisar a presença da mídia no ambiente escolar, por meio da cultura corporal de movimento infantil. Utilizou-se metodologicamente a observação participante em uma instituição de educação infantil de Brasília (DF). Como resultado principal, constatou-se que há uma apropriação cultural da mídia pelas crianças em seus momentos lúdicos e em suas relações sociais, refletidas nos jogos simbólicos.
Abstract: Media has established itself as a strong component of the reality in contemporary society. In this sense, there is a growing interest in the analysis of how media issues influences children's universe. From this perspective, this study aims to investigate and analyze the presence of the media at school by observing the body behavior in children s movements. An interactive observation at a public children school in Brasilia was methodologically used. As a result, it was found that there is a cultural interaction of media by children in their leisure moments and in their social relationship, which is reflected in symbolic games.
Resumen: La midea se ha establecido como un fuerte componente de la realidad de la sociedad contemporánea. Hay, en consecuencia, un creciente interés en analizar como los medios de comunicación son temas que influyen en el universo infantil. Sob este punto de vista, el objetivo de este estudio es investigar y analizar la presencia mediática en el entorno escolar a través de la cultura corporal del movimiento en los niños. Ocurrió en la metodologia una observación participante en uma escuela pública de educación infantil de Brasilia-DF. Como resultado, se constató que existe una apropiación de la midea por los niños en sus momentos lúdicos y en sus relaciones sociales, que se refleja en los juegos simbólicos.
Licença:: Revista Brasileira de Ciências do Esporte - (CC BY-NC-ND) -Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 12 out. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892012000200005
Appears in Collections:FEF - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/28368/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.