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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCunha, Rafaelpt_BR
dc.contributor.authorMartorelli, André Santospt_BR
dc.contributor.authorCarregaro, Rodrigo Luizpt_BR
dc.contributor.authorBottaro, Martimpt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:57:32Z-
dc.date.available2017-12-07T04:57:32Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.citationCUNHA, Rafael et al. Treinamento isocinético de curto prazo promove aumento da força muscular em indivíduos jovens. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 17, n. 1, p. 138-144, mar. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2011v17n1p138. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742011000100015&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28234-
dc.description.abstractO objetivo foi avaliar os efeitos de treinamento isocinético de curta duração no desempenho muscular em indivíduos jovens. Onze homens sadios participaram de um programa de treinamento isocinético de curta duração, composto por 3 sessões (4 séries; 10 repetições isocinéticas concêntricas a 120º.s-1; 2 minutos de intervalo entre séries). A reprodutibilidade dos dados de 2 sessões foi avaliada pelo coeficiente de correlação intraclasses (CCI) e teste de Bland e Altman. As avaliações do treinamento foram aplicadas pré e pós a 2ª e 3ª sessões (1 série; 3 repetições concêntricas de extensão do joelho a 60º.s-1, 120º.s-1 e 180º.s-1). Utilizou-se a ANOVA para medidas repetidas e post-hoc de Tukey para verificar diferenças nos testes. O CCI variou de 0,97 a 0,98 em todas as velocidades. Ocorreu um aumento no pico de torque a 60º.s-1 (P=0,03) e 120º.s-1 (P=0,01) após 2 sessões de treinamento. Sugere-se que duas sessões de exercício isocinético foram suficientes para induzir ganhos de força na velocidade treinada (120º.s-1) e em velocidade de contração mais lenta (60º.s-1), em indivíduos jovens.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual Paulistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTreinamento isocinético de curto prazo promove aumento da força muscular em indivíduos jovenspt_BR
dc.title.alternativeShort-term isokinetic training increases muscle strength in young subjects-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAptidão físicapt_BR
dc.subject.keywordExercícios físicospt_BR
dc.subject.keywordTreinamento isocinéticopt_BR
dc.rights.license(CC BY) - Motriz. Revista de Educação Física. UNESP, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN: 1980-6574 - está licenciada sob Creative Commons - Atribuição 3.0.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2011v17n1p138pt_BR
dc.description.abstract1The aim was to investigate the effects of short-term isokinetic training on muscle performance in young individuals. Eleven healthy males subjects underwent to short-term training, consisting of 3 sessions (4 sets, 10 repetitions of concentric isokinetic exercise at 120º.s-1; 2-minute interval between sets). Data reproducibility from two sessions was evaluated by intraclass correlation coefficient (ICC) and Bland and Altman test. Training assessments were made pre and post the 2nd and 3rd sessions (1 set, 3 repetitions of concentric knee extension at 60º.s-1, 120º.s-1 and 180º.s-1). An ANOVA for repeated measures and Tukey post-hoc test was applied to determine differences between tests. The ICC ranged from 0.97 to 0.98 for all velocities. There was an increase in peak torque at 60º.s-1 (P=0,03) and 120º.s-1 (P=0,01) after 2 training sessions. Two sessions of isokinetic exercise were sufficient to induce strength increases at the training velocity (120º.s-1) and the slower contraction velocity (60º.s-1) in young individuals.-
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