Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/28115
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_HistoriaConscienciaPensamento.pdf380,15 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorMartins, Estevão Chaves de Rezendept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:56:39Z-
dc.date.available2017-12-07T04:56:39Z-
dc.date.issued2011-12pt_BR
dc.identifier.citationMARTINS, Estevão C. de Rezende. História: consciência, pensamento, cultura, ensino. Educar em Revista, n. 42, p. 43-58, out./dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602011000500004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/5rPGbWrjFXfNwdJDJhkjf4S/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28115-
dc.description.abstractA História se faz pelo agir humano no tempo e no espaço social. O agir é individual. Seus resultados ultrapassam, o mais das vezes, o âmbito do particular e conformam o conjunto da sociedade, por diferentes caminhos. O ensino da História situa-se numa dupla perspectiva. A tradicional, de cunho restrito, e a potencializadora, de tipo abrangente. Em ambos os casos requer-se a consciência histórica de cada indivíduo, na qual se coloca em perspectiva a experiência refletida do tempo, cujo sentido histórico somente vem a ser articulado quando se dá a devida identificação de seus componentes culturais e de seu efeito conformador do presente. O ensino da História encontra sua missão mais destacada no estabelecimento da correlação substantiva entre a vida quotidiana do presente e o passado historiado. Deve-se preservar a qualidade controlável dos conteúdos produzidos e utilizados e a responsabilidade (pedagógica e ética) de docentes e aprendizes para consigo e para com os demais. O ensino de história é, com isso, simultaneamente profissão e missão.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherSetor de Educação da Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleHistória : consciência, pensamento, cultura, ensinopt_BR
dc.title.alternativeHistory : historical thinking, consciousness, culture and education-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordHistóriapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordTradiçãopt_BR
dc.subject.keywordResponsabilidade socialpt_BR
dc.subject.keywordHistoriografiapt_BR
dc.subject.keywordTempo presentept_BR
dc.rights.licenseEducar em Revista - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/er/a/5rPGbWrjFXfNwdJDJhkjf4S/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000500004pt_BR
dc.description.abstract1History is made by human action in time and in the social space. Any action is individual. Its results exceed, in most cases, the private scope of a person, and moreover shape the society as a whole, in different ways. The teaching of History is located in a double perspective. The traditional one more restricted to certain individuals and groups, and another one, far more comprehensive, which influences beyond the present time and the present society. In both cases it is required that each individual develops historical consciousness, which puts into perspective the reflected experience of time, whose sense of history comes to be articulated only when there is a proper identification of its components and its cultural effects. The teaching of History finds its most prominent role in the establishment of substantive correlation between the daily life of present and the historicized past. It must preserve the quality of the contents produced and control its responsible use by teachers and students in the common social and cultural life. The teaching of history is, thus, both profession and mission.-
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins
UnB - Professores Eméritos

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/28115/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.