Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28075
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_NarrativasGestaoMudancas.pdf350,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorBrusamolin, Valériopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:56:31Z-
dc.date.available2017-12-07T04:56:31Z-
dc.date.issued2011-04pt_BR
dc.identifier.citationBRUSAMOLIN, Valério. Narrativas para a gestão de mudanças: um estudo de caso na indústria vidreira. Transinformação, v. 23, n. 1, p. 15-28, jan./abr. 2011. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862011000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/h3Sc8ZFbtt5GdFL5CRT6kwQ/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28075-
dc.description.abstractEste artigo propõe um modelo para análise do emprego de narrativas na gestão de mudanças, descrevendo os passos a serem seguidos e listando os padrões de histórias que podem auxiliar na gestão das transformações necessárias. O modelo é aplicado no estudo de caso da criação de uma empresa, a Viton Equipamentos para a Indústria Vidreira, do Grupo Wheaton Brasil, coletando as narrativas do gestor, classificando-as e analisando-as à luz do modelo proposto. Conclui-se que gerentes e outros contadores de histórias atuam como mediadores da informação, narrando histórias que transmitem a informação certa no momento oportuno, com efeitos transformadores positivos para a organização, produzindo mudanças cognitivas necessárias, transmitindo valores, cultura e auxiliando na percepção da realidade.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNarrativas para a gestão de mudanças : um estudo de caso na indústria vidreirapt_BR
dc.title.alternativeNarrative approaches to change management : a case study in the glass industry-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordGestão do conhecimentopt_BR
dc.rights.licenseTransinformação - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/tinf/a/h3Sc8ZFbtt5GdFL5CRT6kwQ/?lang=pt#. Acesso em: 6 jun. 2022.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862011000100002pt_BR
dc.description.abstract1This paper proposes a framework for an analysis of the use of storytelling in change management, describing the steps to follow and listing the patterns of stories that may help to manage the needed transformations. The model is applied in a case study involving the creation of a company, "Viton Equipamentos para a Indústria Vidreira" in the Wheaton Brasil Group, capturing manager narratives, classifying and analyzing them, and comparing them with the proposed model. It concludes that managers and other storytellers act as information mediators, telling stories that transmit the right information at the right time, with positive transformational effects for the organization, producing the necessary cognitive changes, transmitting values, culture and helping with the perception of reality.-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/28075/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.