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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/2806
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Title: Balanço social de instituições financeiras, evidenciação da responsabilidade social e a relação com a cotação de ações negociadas em bolsa de valores : um estudo multicasos
Authors: Souza, André Luiz de
Orientador(es):: Cavalcante, Paulo Roberto Nóbrega
Assunto:: Balanço social
Responsabilidade social
Ações (Finanças)
Bolsa de valores
Issue Date: 21-Dec-2009
Citation: SOUZA, Paulo Roberto Nóbrega. Balanço social de instituições financeiras, evidenciação da responsabilidade social e a relação com a cotação de ações negociadas em bolsa de valores: um estudo multicasos. 2008. 76 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós- Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília/UFPB/UFRN, João Pessoa, 2008.
Abstract: Nos dias atuais, o Balanço Social (BS), como instrumento de evidenciação da Responsabilidade Social, é um dos relatórios contábeis que proporcionam maior visibilidade à empresa perante a sociedade. Dentro desse contexto, o objetivo da pesquisa é investigar se há relação entre a cotação de ação negociada em bolsa de valores e a publicação do Balanço Social. Para isso, utilizando-se de um estudo de casos com três instituições do sistema financeiro nacional: Bradesco, Itaú e Unibanco, foi analisado o comportamento da cotação das ações desses bancos antes e depois da publicação do BS nos anos em que foi publicado, exceto aqueles em que não foi possível obter os dados necessários à resolução do problema proposto, relacionando os resultados obtidos com o desempenho do índice Ibovespa. A escolha por essas instituições justifica-se pelo fato de publicarem regularmente o Balanço Social e por atuarem no Sistema Financeiro há mais de dez anos. No total, foram analisados os impactos provocados por dezessete eventos (publicações), compreendidos entre o período de 2001 a 2006. As amostras referentes aos valores do ativo (cotação da ação) e da pontuação do índice Ibovespa foram coletadas antes e depois da realização desses eventos (publicação dos BS’s). O pressuposto é de que, à luz da Hipótese do Mercado Eficiente, o BS contenha potencialidade informacional para influenciar a decisão de investidores, agregando valor à empresa. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados dois métodos: 1) o método do teste t de diferença entre duas médias baseado em observações emparelhadas; 2) correlação. Os resultados obtidos não foram consistentes para indicar se há relação entre a cotação de ações negociadas em bolsa de valores e a publicação do Balanço Social. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
In the current days, the Social Balance (BS), as instrument of evidence of the Social Responsibility, is one of the accounting reports that provide visibility to the company front of the society. Inside of this context, the objective of the research is to investigate if there is relation between the quotation of negotiated stock in stock exchange and the publication of the Social Balance. For this, using studies of cases with 5three institutions of the national financial system: Bradesco, Itaú and Unibanco, it was analyzed the behavior of the quotation of the stock of these banks before and after the publication of the BS in the years where it was published, except those ones where it was not possible to get the necessary data to the resolution of the considered problem, comparing the results which were gotten to the performance of the Ibovespa index. In the total, the impacts were analyzed provoked by seventeen events (publications), understood among the period from 2001 to 2006. The referring samples to the values of the assets (quotation of the stock) and of the punctuation of the index Ibovespa were collected before and after the accomplishment of those events (publication of BS's). The estimated one is that to the light of the Hypothesis of the Efficient Market, the BS contains potentiality of information to influence the decision of investors, adding value to the company. To reach the proposed objective, two methods were used: 1) the method of the test t of difference among two averages based on matched observations; 2) correlation. The obtained results had not been consistent to indicate if there is relation between the quotation of negotiated stocks in stock exchange and the publication of the Social Balance.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2008.
Appears in Collections:CCA - Mestrado em Ciências Contábeis (Dissertações)

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