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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCeles, Rpt_BR
dc.contributor.authorBottaro, Martimpt_BR
dc.contributor.authorVeloso, Jpt_BR
dc.contributor.authorErnesto, Cpt_BR
dc.contributor.authorBrown, LEpt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:52:11Z-
dc.date.available2017-12-07T04:52:11Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.citationRev. bras. fisioter.,v.13,n.4,p.324-329,2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27536-
dc.description.abstractOBJETIVO: Avaliar o efeito de dois diferentes Intervalos de Recuperação (IR) entre séries de extensões isocinéticas de joelho no Pico de Torque (PT) e no Trabalho Total (TT) em jovens destreinados. MÉTODOS: Dezoito homens (24,22±2,58 anos; 80,42±11,41 kg) realizaram três séries de 10 extensões isocinéticas com o joelho direito a 60° e 180°/s. O IR entre as séries foram de 1 e 2 minutos, contrabalanceados entre os dois dias de teste, separados por, no mínimo, 48 horas. A taxa de trabalho-recuperação foi de 1:3 e 1:6 para 60°/s e 1:6 e 1:12 para 180°/s. Os voluntários não participavam de programas de treinamento resistido há pelo menos 6 meses. A análise estatística foi a ANOVA de medidas repetidas 2 x 3 [IR (1 e 2 minutos) x série (1ª, 2ª e 3ª)]. O nível de significância foi a<0,05. RESULTADOS: Tanto 1 como 2 minutos não conseguiram manter o PT e o TT ao longo das três séries (p<0,05). Porém, a 60°/s, 2 minutos de IR possibilitaram um melhor PT e TT na segunda e na terceira série que 1 minuto (p<0,05). Já a 180°/s, 2 minutos só foi superior (p<0,05) a 1 minuto na terceira série para o TT. CONCLUSÃO: O estudo indicou que durante um protocolo de treinamento isocinético, homens jovens necessitam mais de 2 minutos para recuperar totalmente o PT a 60°/s, e totalmente o TT a 60° e 180°/s. Entretanto, uma melhor recuperação do PT pode ser alcançada com uma taxa de trabalho-recuperação de 1:12 a 180°/s.pt_BR
dc.description.abstractOBJECTIVE: To assess the effect of two recovery intervals (RIs) between sets of isokinetic knee extension exercises on peak torque (PT) and total work (TW), among untrained young men. METHODS: Eighteen men (24.22±2.58 years; 80.42±11.41 kg) performed three sets of ten isokinetic extensions of the right knee, at 60° and 180°/s. The RIs between the sets were one and two minutes long, spread over two test days separated by a minimum of 48 hours. The work-to-recovery ratio was 1:3 and 1:6 for 60°/s, and 1:6 and 1:12 for 180°/s. The subjects had not participated in any resistance training programs within the last six months. The statistical analysis consisted of 2 x 3 repeated-measures ANOVA [RI (one or two minutes) x set (1st, 2nd or 3rd)]. The significance level was a<0.05. RESULTS: Neither one minute nor two minutes RIs maintained the PT and TW throughout the three sets (p<0.05). However, at 60°/s, two minutes RIs enabled better PT and TW in the second and third sets than one minute RIs (p<0.05). At 180°/s, two minutes RIs were only better (p<0.05) than one minute RIs for TW in the third set. CONCLUSION: This study indicated that, during an isokinetic training protocol, young men require more than two minutes of RI for full PT recovery at 60°/s and full TW recovery at 60°/s and 180°/s. However, better PT recovery can be attained with a 1:12 work-to-recovery ratio at 180°/s.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEfeito do intervalo de recuperação entre séries de extensões isocinéticas de joelho em homens jovens destreinadospt_BR
dc.titleEffect of recovery interval between sets of isokinetic knee extensions among untrained young menpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordTorquept_BR
dc.subject.keywordFadiga muscularpt_BR
dc.subject.keywordMúsculo quadrícepspt_BR
dc.subject.keywordExtensão de joelhopt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552009005000042pt_BR
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