Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26967
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_HierarquiaValoresTransculturais.pdf208,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorTamayo, Álvaropt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:48:06Z-
dc.date.available2017-12-07T04:48:06Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationTAMAYO, Alvaro. Hierarquia de valores transculturais e brasileiros. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 23, n. spe, p. 7-15, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000500003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000500003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 mar. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26967-
dc.description.abstractFoi estabelecida a hierarquia de 56 valores transculturais e quatro valores característicos da cultura brasileira com uma amostra de 419 sujeitos, de ambos os sexos, constituída por professores de escola secundária e estudantes universitários. A hierarquia foi estabelecida tanto no plano dos valores individuais como no dos tipos motivacionais de valores. As diferenças entre os subgrupos da amostra foram verificadas em termos do nível dos tipos motivacionais e da estrutura bidimensional dos valores. A hierarquia apresentou cinco níveis bem distintos de valores. Do ponto de vista motivacional, os valores de autodeterminação ocuparam o primeiro lugar. As mulheres enfatizaram mais do que os homens os valores a serviço de interesses coletivos e de autotranscendência de seus interesses egoístas em benefício do bem-estar dos outros. Os estudantes universitários salientaram mais do que os professores os valores relativos à autopromoção e à abertura à mudança.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleHierarquia de valores transculturais e brasileirospt_BR
dc.title.alternativeHierarchy of cross-cultural and brazilian values-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordValorespt_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.subject.keywordTransculturaçãopt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000500003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000500003pt_BR
dc.description.abstract1The hierarchy of 56 cross-cultural values and four characteristic values of the Brazilian culture were established with a sample of 419 subjects, of both sexes, constituted by high school teachers and college students. The hierarchy was established so much in the plan of the individual values as in the one of the motivational values types. The differences among the subgroups of the sample were verified in terms of the level of the motivational types and of the bi-dimensional structure of the values. The hierarchy presented five levels very different from values. From the motivational point of view, the self-determination values occupied the first place. The women emphasized the values more than the men to service of collective interests and of self-transcendence of their selfish interests in benefit of the well-being of the other ones. The college students pointed out the relative values more than the teachers to the self-promotion and the opening to the change.-
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/26967/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.