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dc.contributor.authorDessen, Maria Auxiliadorapt_BR
dc.contributor.authorSzelbracikowski, Adriane Corrêapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:45:19Z-
dc.date.available2017-12-07T04:45:19Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationPaidéia (Ribeirão Preto),v.16,n.33,p.71-80,2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26715-
dc.description.abstractA literatura sobre crianças com problemas de comportamento exteriorizado tem enfatizado a necessidade de descrever a origem e a evolução desses comportamentos. Este estudo visa comparar as continuidades e mudanças no perfil cognitivo, no estresse parental e na qualidade das relações familiares de crianças com problemas de comportamento exteriorizado. Participaram da coleta de dados sete crianças pré-escolares morando com ambos os pais biológicos, com a mãe e o padrasto ou com apenas um genitor. Foram aplicados testes de avaliação cognitiva às crianças e, aos genitores/padrastos, questionário, entrevista semi-estruturada e escala de estresse parental, em dois momentos, ao longo de um ano. Os resultados mostram que houve uma melhora no perfil cognitivo das crianças; alterações na percepção dos genitores/padrastos quanto às características das crianças, ao modo de vida e relacionamento familiar; e estabilidade nos índices de estresse parental. Para compreender melhor a evolução dos comportamentos exteriorizados é preciso implementar pesquisas longitudinais.pt_BR
dc.description.abstractThe literature on children's externalizing behavior problems has emphasized the necessity of describing the origin and evolution of this kind of behavior. This study aims to compare continuities and changes in children with externalizing behavior problems and their families emphasizing the child cognitive profile, parental stress, quality of family relationships. Seven preschool children who were living with biological parents, or the mother and stepfather, or just one parent were selected to participate. The data about cognitive evaluation was collected with children and a questionnaire, a semi-structured interview, a parental stress scale were administered to their parents, in two times in a year. The results show an improvement on the children's cognitive profile; changes in the parents'/stepfather's perception about children's personal characteristics, ways of life, and the quality of family relationships; and stabilities in the parental stress index. It is necessary to implement longitudinal research to better understanding the evolution of externalizing behaviors.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Pretopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstabilidades e mudanças em padrões familiares de crianças com problemas de comportamento exteriorizadopt_BR
dc.titleStabilities and changes in family patterns of children's externalizing behavior problemspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordfamíliapt_BR
dc.subject.keywordcrianças pré-escolarespt_BR
dc.subject.keywordproblemas de comportamento exteriorizadopt_BR
dc.subject.keywordrelações parentaispt_BR
dc.subject.keywordestresse parentalpt_BR
dc.subject.keywordfamilypt_BR
dc.subject.keywordpreschool childrenpt_BR
dc.subject.keywordexternalizing behavior problemspt_BR
dc.subject.keywordparental relationshippt_BR
dc.subject.keywordparental stresspt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100010pt_BR
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