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Title: Sociodrama e política de cotas para negros: um método de intervenção psicológica em temas sociais
Sociodrama and quota policy for african-brazilians: psychology intervention method in social subjects
Authors: Nery, Maria da Penha
Conceição, Maria Inês Gandolfo
Assunto:: Sociodrama
Sociatria
Política de cotas para negros nas universidades
Sociodrama
Sociatry
Quota system for African-Brazilians
Issue Date: 2005
Publisher: Conselho Federal de Psicologia
Citation: Psicol. cienc. prof.,v.25,n.1,p.132-145,2005
Abstract: O artigo propõe o sociodrama como método sociátrico para a atuação do psicólogo frente a temas polêmicos, dentre eles, a política de cotas para negros nas universidades. Inicia-se com uma reflexão sobre algumas produções científico-culturais que instrumentam cientistas sociais para a transformação social. Partindo do pressuposto que a mudança social, promovida por métodos culturais e psicoterapêuticos, tem, em sua base, o fenômeno da catarse, o texto aborda a evolução desse conceito: dos rituais, passa-se pelo teatro grego, pela Psicanálise, até o sociodrama, que cria a noção de catarse de integração. Exemplifica-se com um sociodrama do sistema de cotas para negros na Universidade de Brasília, realizado com estudantes de Psicologia. O evento mobilizou a criação conjunta favorecedora do processo de inclusão social e desvelou o papel político do psicólogo na sociedade.
The article suggests sociodrama as a sociatric method for the actions of the psychologists when facing polemic issues, among them, the quota policy for African-Brazilians in universities. The article starts with a thought about scientific-cultural productions that assist social scientists for the social transformation. Assuming social changes through cultural and psychotherapeutic methods are based on the catharses phenomenon, the text analyses the evolution of this concept: rituals, Greek theatre, Psychoanalysis and sociodrama, which creates the idea of integration catharses. Example is given by a sociodrama of the quota system for African-descendants in the University of Brasilia, undertaken by Psychology undergraduates. The event led to a collective creation that favoured a social inclusion process and revealed the political role of the psychologist in society.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932005000100011
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