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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/25888
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dc.contributor.authorFávero, Maria Helenapt_BR
dc.contributor.authorSoares, Maria Tereza C.pt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:36:27Z-
dc.date.available2017-12-07T04:36:27Z-
dc.date.issued2002-04pt_BR
dc.identifier.citationFÁVERO, Maria Helena; SOARES, Maria Tereza C. Iniciação escolar e a notação numérica: uma questão para o estudo do desenvolvimento adulto. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 18, n. 1, p. 43-50, jan./abr. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722002000100006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25888-
dc.description.abstractO analfabetismo particulariza uma questão para o estudo do desenvolvimento cognitivo adulto: a interação da aquisição do sistema numérico com os já existentes, as funções evidenciadas e a razão da persistência de erros na notação. Desenvolvemos um estudo junto a dois alunos de alfabetização, 20 e 32 anos. O primeiro reparava bicicletas e o segundo era cobrador de ônibus. Desenvolveu-se dez sessões centradas na mediação da lógica da representação numérica à partir da problematização de situações das experiências pessoais, visando a reestruturação do pensamento e reorientação da atenção nos procedimentos adotados. Os resultados apontam dificuldades na utilização da notação numérica e das regras de cálculo: no estabelecer relações entre a notação das operações e uma situação particular, no reconhecer a seqüência e a composição numérica, no reconhecer que a adição e a subtração são operações que pertencem ao mesmo campo conceitual. Evidencia-se o progresso obtido e discute-se a prática da escolarização de adultos.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIniciação escolar e a notação numérica : uma questão para o estudo do desenvolvimento adultopt_BR
dc.title.alternativeEducational initiation and numerical notation : an issue to be investigated by the study of adult development-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAdultospt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - aprendizagempt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100006&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722002000100006pt_BR
dc.description.abstract1Illiteracy specifies an issue to be investigated by the study of adult development: the interaction between the acquisition of the numerical system and the pre-existent ones, the verified functions and the reasons for the persistence of notation errors. A study conducted with two students from literacy classes aged 20 and 32 years old is reported. The first student used to fix bicycles and the second was a bus fare-collector . Ten sessions focusing on the logic mediation of numerical representation were conducted. The raising of personal problematic situations was used as a means to restructure thought and orientate the students' attention towards the procedures. The results reveal difficulties to use numerical notation and the rules to calculate; to establish relationships between the notation of operations and a particular situation; to recognize the sequence and numerical composition; to identify that addition and subtraction are operations that belong to the same conceptual field. The progress promoted by the process is shown and the educational practice that adults are submitted to is discussed.-
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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