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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/25757
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Title: Prioridades axiológicas e comprometimento organizacional
Other Titles: Value priorities as predictors of organizational commitment
Authors: Tamayo, Álvaro
Souza, Maíra Gabriela Santos de
Vilar, Luciana S.
Ramos, Juliana L.
Albernaz, Janaína V.
Ferreira, Nadia P.
Assunto:: Valores
Comprometimento organizacional
Tempo
Trabalho - aspectos psicológicos
Issue Date: Apr-2001
Publisher: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Citation: TAMAYO, Alvaro et al. Prioridades axiológicas e comprometimento organizacional. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 17, n. 1, p. 27-35, jan./abr. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722001000100006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722001000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 mar. 2021.
Abstract: Foi objetivo desta pesquisa estudar se as prioridades axiológicas do empregado e o tempo de serviço influenciam o comprometimento afetivo com a organização. Esta relação foi estudada com uma amostra de 200 empregados. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Valores de Schwartz e a Escala de Mowday de comprometimento afetivo organizacional. A análise de regressão múltipla, utilizada para testar o poder preditivo dos dez tipos motivacionais de valores, revelou que Tradição, Poder, Estimulação e Universalismo foram os preditores axiológicos mais relevantes do comprometimento organizacional. A relação do comprometimento organizacional foi negativa com Estimulação (beta = - 0,26) e positiva com os outros três tipos motivacionais de valores. Quando foi verificado o poder preditivo dos quatros fatores de ordem superior somente Conservação surgiu como antecedente do comprometimento organizacional. Concluiu-se que, do ponto de vista das motivações axiológicas, o comprometimento é um comportamento complexo.
Abstract: The purpose of this research was to study if employee' values priorities and tenure influence the organizational commitment. This relationship was explored with a sample of 200 employees. The instruments used were the Schwartz Value Inventory and the Mowday Scale of affective organizational commitment. Multiple regression analysis testing the predictive power of the ten value types showed that Tradition, Power, Stimulation and Universalism were salient predictors of organizational commitment. The relation of organizational commitment was negative with Stimulation (beta = - 0,26) and positive with the other three motivational types. When the predictive power of the four higher order value types was verified, only Conservatism was identified as antecedent of organizational commitment. It was concluded that, from the values motivations point of view, the organizational commitment is a complex behavior.
Licença:: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722001000100006&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722001000100006
Appears in Collections:PST - Artigos publicados em periódicos
UnB - Professores Eméritos

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