Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/25578
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_SelvagemHistoriaHerodoto.pdf169,47 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorWoortmann, Klaaspt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:32:45Z-
dc.date.available2017-12-07T04:32:45Z-
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.citationWOORTMANN, Klaus. O selvagem e a história: Heródoto e a questão do Outro. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 13-59, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-77012000000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ra/a/qhCJ7xtT5sdjSQQ3KfXvXyt/?lang=pt#. Acesso em: 26 jan. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25578-
dc.description.abstractO artigo procura examinar os limites impostos pela teoria da história no pensamento grego para a compreensão da alteridade. Tal teoria, fundada na oposição entre epistéme e doxa, minimiza o significado do particular e do evento em seu significado próprio, tornando difícil o desenvolvimento de uma etnografia. Nesse contexto de idéias, é dada particular ênfase ao papel desempenhado pelos citas, percebidos como "selvagens", na História de Heródoto.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherDepartamento de Antropologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo - FFLCH/USPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO selvagem e a história : Heródoto e a questão do Outropt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordHistóriapt_BR
dc.subject.keywordHeródotopt_BR
dc.subject.keywordMitologiapt_BR
dc.subject.keywordAlteridade-
dc.rights.license(CC BY NC) This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://www.scielo.br/j/ra/a/qhCJ7xtT5sdjSQQ3KfXvXyt/?lang=pt#. Acesso em: 26 jan. 2023.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0034-77012000000100002pt_BR
dc.description.abstract1The paper focuses on the limits imposed to the understanding of alterity in Greek thought by its theory of history and by the opposition between epistème and doxa. The failure to appreciate the particular, the event in its own meaning, also imposed limits to the development of an ethnographic perspective. In this context, the paper examines the meaning of the category "savage" (or wild man) in Greek thought with special reference to the role played by Scytes in Herodotus' History.-
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/25578/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.