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dc.contributor.authorCarvalho, José Jorge dept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:31:51Z-
dc.date.available2017-12-07T04:31:51Z-
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.citationHoriz. antropol.,v.5,n.11,p.53-91,1999pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25551-
dc.description.abstractEste ensaio visa propor uma reflexão sobre as mudanças na sensibilidade musical no mundo ocidental neste fim de século. As profundas transformações na tecnologia da produção musical ocorridas nas últimas décadas provocaram uma alteração dramática do lugar que a música ocupa na sociedade e também para o indivíduo. Interpreto o impacto dessas mudanças através de quatro elementos de análise profundamente interrelacionados: a tecnologia de gravação e reprodução, a execução musical, a recepção do produto musical e as subculturas musicais que condicionam as opções de uma vasta gama de consumidores de música, jovens e velhos. Na tentativa de construir uma sensibilidade musical deveras pluralista, procurei ilustrar esses argumentos com exemplos musicais retirados dos estilos mais diversos: eruditos, tradicionais, populares, massificados, folclóricos, ritualizados, etc. Dialogo também com teorias da música e da cultura contemporânea que cobrem um amplo eixo da Musicologia e da Etnomusicologia, de Béla Bártok, Adorno e Benjamin a John Blacking, Jacques Attali, Jean Baudrillard, Simon Frith, Lawrence Kramer, entre outros.pt_BR
dc.description.abstractThis essay develops a series of reflections about the changes in the musical sensibility in the Western world today. The profound changes in the technology of musical production which occurred in the last decades provoked a substantial shift in the place of music in society and for the individual. I try to interpret the impact of these changes on the basis of four elements of analysis deeply interrelated: technological innovations in recording and reproduction, musical performance, reception of the musical product, and musical subcultures which shape the choices of a vast sector of musical consumers, young and old. In an attempt to set the basis for a truly pluralist musical sensibility I seek to illustrate these new dilemmas with musical examples coming from the most varied and different styles: erudite, popular, traditional, folk, mass-media-oriented, ritualized, etc. Dialogues are established with various theoreticians of music and of contemporary culture, from Adorno, Béla Bártok, Walter Benjamin, to John Blacking, Jacques Attali, Jean Baudrillard, Simon Frith, and Lawrence Kramer,among others.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTransformações da sensibilidade musical contemporâneapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordmediações na músicapt_BR
dc.subject.keywordMusicalidadept_BR
dc.subject.keywordPerformancept_BR
dc.subject.keywordsensibilidade musicalpt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0104-71831999000200004pt_BR
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