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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/24842
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Title: Formação continuada com psicólogos escolares da Ceilândia/DF : potencialidades da pesquisa-intervenção
Authors: Freitas, Rosimeire Afonso Dutra
Orientador(es):: Araújo, Claisy Maria Marinho
Assunto:: Psicologia escolar
Formação continuada
Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem (EEAA)
Issue Date: 20-Oct-2017
Citation: FREITAS, Rosimeire Afonso Dutra. Formação continuada com psicólogos escolares da Ceilândia/DF: potencialidades da pesquisa-intervenção. 2017. x, 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: A formação inicial em psicologia no país tem se constituído como um campo permeado por desafios de ordem ideológica, política, econômica e social. No que se refere a área escolar, é recorrente nos cursos de graduação a oferta reduzida de disciplinas e estágios. Mediante esse cenário, a formação profissional continuada tem sido apontada pela literatura como alternativa potencializadora de avanços no campo da psicologia escolar. Tendo como pressuposto a psicologia histórico-cultural, pode-se considerar os processos de aperfeiçoamento permanente em serviço como promotores de desenvolvimento humano adulto. As ações formativas destinadas aos psicólogos escolares, especialmente, na rede de ensino pública do Distrito Federal (DF), têm favorecido a consolidação dessa área e, frequentemente, se tornado objeto de estudos científicos. As Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem (EEAA), serviço que aloca os psicólogos na Secretaria de Estado de Educação do DF, têm sua história entrelaçada à psicologia escolar brasileira. Desde sua criação em 1968, passou por inúmeras reconfigurações nos aspectos estruturais e práticos, principalmente em consequência das mudanças paradigmáticas e teórico-metodológicas ocorridas no campo científico nacional. Em 2008, a legalização e regulamentação da EEAA e a criação de uma diretriz para a atuação com foco em uma dimensão institucional, relacional e preventiva (OP/2010), geraram novos desafios, especialmente quanto à apropriação e ao aprofundamento dos conceitos e metodologias referendados na OP/2010. Diante de tais mudanças, a formação continuada passou a ser demandada pelos psicólogos escolares para atualização e aprimoramento de suas práticas profissionais. Nesse contexto, justifica-se o presente estudo que teve como objetivo elaborar e desenvolver uma formação continuada com um grupo de psicólogos escolares, atuantes nas EEAA de Ceilândia/DF, cidade que concentra o maior quantitativo destes profissionais. Esta pesquisa propôs também os seguintes objetivos específicos: (a) identificar as necessidades formativas dos psicólogos escolares das EEAA de Ceilândia, relacionadas à OP/2010; (b) analisar, em conjunto com os participantes, as aproximações ou distanciamentos de suas ações em relação à OP/2010; (c) promover na formação com os psicólogos escolares, a articulação teórico-prática que favoreça a atuação institucional preconizada na OP/2010; (d) construir coletivamente um planejamento de ações para subsidiar atuações dos psicólogos escolares de Ceilândia coadunadas às diretrizes da OP/2010. Para o alcance de tais objetivos, foi desenvolvida uma pesquisa-intervenção, recurso teórico e metodológico promissor que possibilitou conciliar o momento de construção das informações empíricas às intervenções mediadoras de transformações na realidade estudada. A pesquisa-intervenção nesse estudo foi realizada em três etapas: (a) levantamento das necessidades formativas dos psicólogos escolares participantes; (b) planejamento detalhado de encontros com os psicólogos escolares para trabalhar temáticas e demandas pautadas no aprofundamento dos pressupostos teóricometodológicos da OP/2010, bem como alternativas para sua operacionalização no cotidiano das EEAA; (c) desenvolvimento de encontros com os psicólogos escolares para construção, concomitante, de informações e intervenções que fomentaram mudanças nas práticas profissionais. As interlocuções e trocas nos encontros foram registradas e gravadas em áudio, originando as informações empíricas. As análises dessas informações ocorreram após cada encontro, visando apreender os significados e sentidos circulados entre pesquisadora e psicólogos e, assim, apoiar reflexões e inteligibilidade na construção dos resultados da pesquisa. Estas análises, fundamentadas no conceito de zonas de sentido da perspectiva histórico cultural do desenvolvimento humano, conduziram as intervenções da pesquisadora e o replanejamento, em processo, dos encontros. Na finalização da pesquisa-intervenção foi possível observar mudanças de concepções acerca da atuação institucional, aprofundamento de pressupostos teóricos metodológicos da OP/2010 e materialização de um instrumento detalhado orientador das ações institucionais a serem desenvolvidas pelos psicólogos escolares. Espera-se que este estudo subsidie pesquisas futuras, amplie formas de atuação em Psicologia Escolar e influencie políticas públicas destinadas à formação de psicólogos escolares no âmbito da SEE-DF.
Abstract: Psychology’s graduation, in this country, has been constituted as a field permeated by ideological, political, economic and social challenges. Regarding school area, it is recurring, in graduation courses, a reduced offer of subjects and internships. In face of this scenario, professional continued education has been pointed by literature as an alternative that may potentialize advances in the School Psychology field. Taking as presupposition the HistoricalCultural Psychology, improvement processes in service can be considered as adult human development promoters. Formative actions destined to school psychologists, especially in Distrito Federal’s public education network, has favored the consolidation of this area and, frequently, has become object of scientific studies. Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem (EEAA) service that allocates psychologists from Distrito Federal’s State Secretary of Education, has its history intertwined to Brazilian School Psychology. Since its creation, in 1968, it has gone through countless reconfigurations in structural and practices aspects, especially due to paradigmatic, theoretical and methodological changes that occurred in the national scientific field. In 2008, EEAA’s legalization and regimentation and the creation of a guideline to a practice focused in an institutional, relational and preventive dimension (OP/2010) generated new challenges, especially about appropriation and deepening of the concepts and methodologies referenced by OP/2010. In face of these challenges, continued education started to be demanded by school psychologists aiming actualization and enhancement of their professional practices. This study is justified in this context and had as objective to create and develop continued education with a group of school psychologists from Ceilândia/DF’s EEAA, city that concentrates the biggest share of these professionals. This research also proposed the following objectives: (a) identify formation needs of the school psychologists of the EEAAs of Ceilândia, concerning OP/2010 (b) analyze, with participants, approximations or distancing of their practices in relation to OP/2010; (c) promote in the formation with school psychologist’s, the theoretical-practical articulation that favors the institutional performance recommended in the OP / 2010; (d) build collectively an action planning to subside Ceilândia’s school psychologist’s practices coadunated with OP/2010 guideline. To reach these objectives, an intervention-research was developed, a promisor theoretical and methodological recourse that possibilities to conciliate the moment of construction of empirical information to interventions that mediate transformations in the studied reality. Intervention-research, in this study, was realized in three stages: (a) survey of formation needs of the participating school psychologists; (b) detailed planning of meetings with school psychologists to discuss themes and demands based on the deepening of OP/2010’s theoretical and methodological presupposes, as well as alternatives to its operationalization on EEAA’s routine; (c) development of meetings with school psychologists to concomitant construction of information and interventions that fomented changes in professional practices. Interlocutions and exchanges at the meetings were registered and recorded in audio, originating empirical information. The analysis of this information occurred after each meeting, aiming to seize meanings and senses that circulated between researcher and psychologists, and thus support reflections and intelligibility in the construction of research’s results. These analyses, based on the concept of areas of meaning from cultural historical perspective of human development, conduced to researcher’s interventions and to the replanning, in process, of the meetings. At the end of this intervention-research, it was possible to observe changes of conceptions about institutional practices, deepening of OP/2010’s theoretical and methodological presupposes and materialization of a detailed instrument that can orientate institutional practices to be developed by school psychologists. It is expected that this study will subsidize future research, amplify modalities of practice in School Psychology and influence public policies destined to the training of school psychologists in the context of SEE-DF.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2017.
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Appears in Collections:PED - Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (Dissertações)

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