Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/24822
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_NovosEspacosParticipacaoSocial.pdf395,9 kBAdobe PDFView/Open
Title: Novos espaços de participação social no contexto do desenvolvimento sustentável : as contribuições da Educomunicação
Authors: Toth, Mariann
Mertens, Frédéric
Makiuchi, Maria de Fátima Rodrigues
Assunto:: Participação social
Desenvolvimento sustentável
Mobilização social
Issue Date: 2012
Publisher: ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade
Citation: TOTH, Mariann; MERTENS, Frédéric; MAKIUCHI, Maria de Fátima Rodrigues. Novos espaços de participação social no contexto do desenvolvimento sustentável: as contribuições da Educomunicação. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 113-132, mai./ago. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X2012000200007&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 14 ago. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X2012000200007 .
Abstract: Este artigo analisa a contribuição da Educomunicação nos processos de incentivo à participação social em questões socioambientais. O texto apresenta os principais desafios da participação social no contexto do Desenvolvimento Sustentável e analisa as propostas da Educomunicação para a mobilização de indivíduos e coletivos por meio da promoção de relações mais homogêneas de poder; aumento do potencial de expressão; motivação para participação; e formulação de novos espaços de participação. As propostas teóricas são ilustradas com a análise de projetos educomunicativos aplicados no Brasil. Conclui-se que a Educomunicação tem potencial de agregar alternativas significativas aos desafios da participação, principalmente nas dimensões da ampliação da expressão criativa e do fomento de novos espaços de participação.
Abstract: This article analyses the contribution of Educommunication to encourage social participation in environmental issues. The text presents the major challenges of social participation in the context of sustainable development and examines the proposals of Educommunication to mobilize individuals and groups to social participation by promoting homogeneous relations of power, increasing the potential of expression; motivating participation, and formulating new spaces for participation. The theoretical proposals are illustrated with the analysis of projects applied in Brazil. It is concluded that Educommunication has significant potential in promoting alternatives to the challenges of participation, particularly in the dimensions of the amplification of creative expression and the creation of new spaces for participation.
Resumen: Este artículo analiza la contribución de los procesos de Educomunicación para fomentar la participación social en cuestiones ambientales. El texto presenta los principales desafíos de la participación social en el contexto del desarrollo sostenible y examina las propuestas de la Educomunicación para movilizar individuos y grupos para la participación social, por el intermedio de la promoción de relaciones más homogéneas de poder, el aumento del potencial de expresión, la motivación para la participación y la formulación de nuevos espacios de participación. Las propuestas teóricas se ilustran con el análisis de proyectos educomunicativos aplicados en Brasil. Se concluye que la Educomunicación tiene potencial para añadir aportes importantes a los retos de la participación, especialmente en las dimensiones de la ampliación de la expresión creativa y de la creación de nuevos espacios de participación.
Licença:: Ambiente & Sociedade - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X2012000200007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 14 ag0. 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X2012000200007
Appears in Collections:CDS - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/24822/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.