Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/24327
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EticaDesconstrucaoPreconceito.pdf246,06 kBAdobe PDFView/Open
ARTIGO_EthicsDeconstructionPrejudice.pdf352,24 kBAdobe PDFView/Open
Title: Ética e desconstrução do preconceito : doença e poluição no imaginário social sobre o HIV/Aids
Authors: Gonçalves, Erli Helena
Bandeira, Lourdes Maria
Garrafa, Volnei
Assunto:: Bioética
AIDS (Doença)
Comportamento
Preconceito
Sexualidade
Identidade de gênero
Issue Date: 2011
Publisher: Conselho Federal de Medicina
Citation: GONÇALVES, Erli Helena; BANDEIRA, Lourdes Maria; GARRAFA, Volnei. Ética e desconstrução do preconceito: doença e poluição no imaginário social sobre o HIV/Aids. Revista Bioética, v. 19, n. 1, p. 159 - 78, 2011. Disponível em: <http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/613>. Acesso em: 9 ago. 2017.
Abstract: Este artigo apresenta resultados de pesquisa na qual foram ouvidos 15 portadores do HIV/Aids que receberam apoio psicossocial após descobrirem ser soropositivos. A técnica para a interpretação dos dados foi a análise de discurso, por meio da qual se averiguou nas falas: i) se havia registro de preconceito por serem contaminados com o vírus; ii) se sentiam-se agentes poluídos e poluidores; iii) se esse registro era abstraído pelos próprios portadores ou se advinha de uma leitura externa perpassada pelo mesmo; e iv) se esse apontamento era diferenciado na percepção de mulheres e de homens. A discussão teve como foco as questões de gênero, os processos de socialização, as moralidades dominantes e os enfrentamentos morais, imbricadas no processo de adoecimento e examinadas à luz dos referenciais teóricos da bioética de intervenção. O estudo permitiu concluir que o preconceito em relação à doença persiste, acentuando a dificuldade desses pacientes em alcançar uma vida digna.
Licença:: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela editora executiva da revista, em 02 de setembro de 2014, com os seguintes termos: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Appears in Collections:DSC - Artigos publicados em periódicos e preprints

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/24327/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.