Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/24286
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_BioeticaPrincipiosBioetica.pdf178,68 kBAdobe PDFView/Open
Title: Da bioética de princípios a uma bioética interventiva
Authors: Garrafa, Volnei
Assunto:: Bioética
Justiça
Direitos humanos
Issue Date: 2005
Publisher: Conselho Federal de Medicina
Citation: GARRAFA, Volnei. Da bioética de princípios a uma bioética interventiva. Revista Bioética, v. 13, n. 1, p. 125-134, 2005. Disponível em: <http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/97/102>. Acesso em: 10 ago. 2017.
Abstract: A bioética, de origem estadunidense, tornou-se mundialmente conhecida por estar ancorada em quatro princípios básicos pretensamente universais e reconhecida como bioética principialista. A partir dos anos 90, começaram a surgir críticas à universalidade dos princípios e às suas limitações frente aos macroproblemas coletivos, principalmente sanitários e ambientais, especialmente verificados nos países periféricos do Hemisfério Sul. Nesse sentido, surge na América Latina, nos últimos anos, uma nova proposta epistemológica – a bioética de intervenção – de base filosófica utilitarista e conseqüencialista, tentando suprir essa lacuna. A partir de uma análise histórica do processo de consolidação do principialismo e da importação acrítica de teorias éticas forâneas, o presente artigo procura mostrar a necessidade de construção de bases conceituais diferenciadas para a bioética no sentido do adequado enfrentamento dos problemas persistentes rotineiramente detectados nas nações em desenvolvimento.
Licença:: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela editora executiva da revista, em 02 de setembro de 2014, com os seguintes termos: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Appears in Collections:DSC - Artigos publicados em periódicos
UnB - Direitos Humanos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/24286/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.