Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/23555
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_SaritaGonzálezFernandes.pdf1,21 MBAdobe PDFView/Open
Title: Pressão do tempo no webjornalismo : uma análise sobre a identidade do webjornalista na produção de hard news em um contexto de convergência
Authors: González Fernandes, Sarita
Orientador(es):: Jorge, Thaïs de Mendonça
Assunto:: Jornalismo eletrônico
Identidade profissional
Organização do trabalho
Jornalistas
Issue Date: 21-May-2017
Citation: GONZÁLEZ FERNANDES, Sarita. Pressão do tempo no webjornalismo: uma análise sobre a identidade do webjornalista na produção de hard news em um contexto de convergência. 2017. 184 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: O advento da internet e da web provocou mudanças no jornalismo no que tange à forma de produzir, publicar e veicular notícias, e levou ao surgimento do webjornalismo. Tempo e jornalismo sempre caminharam juntos, mas as novas ferramentas tecnológicas e a pressão do chamado “tempo real” sugerem um tensionamento das rotinas produtivas nas redações convergentes. Atrelado a isso, as redações iniciaram um processo de convergência de meios, com impactos também sobre os profissionais da notícia. Para investigar a relação entre as especificidades do tempo no webjornalismo e a identidade profissional dos webjornalistas, esta pesquisa utilizou métodos qualitativos: foram empregados recursos inspirados na etnografia; observação e entrevistas com jornalistas de três veículos, dois de Brasília e um de São Paulo, capital. A pesquisa tem por objetivo mostrar como esses profissionais trabalham e se relacionam em meio a uma acelerada produção de notícias, contexto em que as hard news – notícias que precisam ser divulgadas com rapidez – suscitam ainda mais urgência. Como resultado, constataram-se diferentes perfis de jornalistas em termos de atribuições e de relação com o tempo operando em redações convergentes. Ademais, perceberam-se profissionais fortemente impactados pela pressão do tempo, sobretudo no momento de publicar uma notícia na web. Isso tudo acontece atrelado ao aumento de atividades e funções devido a demissões e à preocupação com os portais jornalísticos concorrentes, o que denota uma profunda identificação com a necessidade de ser ágil e veloz. A partir da teoria do newsmaking, reflete-se sobre a cultura profissional e o modo de fazer notícias no webjornalismo, num cenário de velocidade.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FAC - Mestrado em Comunicação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/23555/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.