Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/23384
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_OrganizacoesIndigenasLegislacoes.pdf601,74 kBAdobe PDFView/Open
Title: Organizações indígenas e legislações indigenistas no Brasil, na Austrália e no Canadá
Authors: Baines, Stephen Grant
Assunto:: Indígenas
Índios - legislação - Brasil - Austrália - Canadá
Issue Date: 2001
Publisher: Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília
Citation: BAINES, Stephen Grant. Organizações indígenas e legislações indigenistas no Brasil, na Austrália e no Canadá. Série Antropologia, Brasília, v. 295, p. 1-22, 2001. Disponível em: <http://dan.unb.br/images/doc/Serie295empdf.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2017.
Abstract: Neste trabalho apresento uma breve comparação da situação atual das sociedades indígenas em relação à legislação indigenista no Brasil, na Austrália e no Canadá, numa era de crescimento de movimentos indígenas a nível internacional e políticas de multiculturalismo implementadas pelos estados nacionais. Justifico uma abordagem comparativa para levantar primeiro a questão do que seja passível de comparação. Fazse necessário recuperar as histórias institucionais destes estados-nações surgidos de países europeus. Enquanto a Austrália foi uma colônia britânica em que a colonização européia começou em 1788, mais de 250 anos depois do início da colonização do Brasil, e o Canadá foi colonizado por britânicos e franceses (sobretudo o Québec), o caso do Brasil tem especificidades por ter sido uma colônia portuguesa com uma história institucional diferenciada. O Brasil tem sido pensado como parte do Ocidente a partir de modelos de estados nacionais calçados numa bricolage entre o francês e o inglês. A Austrália, em contraste, apesar da sua independência em 1901, foi pensada, até a década de 1950, como parte do Império Britânico mais do que um país autônomo e independente (Baines, 1995:74-81), e como uma extensão da sociedade britânica implantada no outro lado do mundo.
Licença:: Série Antropologia - Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela editora responsável, em 18 de dezembro de 2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. Fonte: http://dan.unb.br/images/doc/Serie295empdf.pdf. Acesso em: 25 abr. 2017.
Appears in Collections:DAN - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/23384/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.