Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/23093
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_KamanNahukua.pdf1,65 MBAdobe PDFView/Open
Title: Um outro olhar sobre o nome em Nafukuá-Kalapálo, uma das línguas Karib faladas no Alto Xingu
Authors: Nahukua, Kaman
Orientador(es):: Cabral, Ana Suelly Arruda Câmara
Assunto:: Índios - Brasil
Índios - línguas
Nafukuá-Kalapálo
Issue Date: 27-Mar-2017
Citation: NAHUKUA, Kaman. Um outro olhar sobre o nome em Nafukuá-Kalapálo, uma das línguas Karib faladas no Alto Xingu. 2014. 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: Esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre os nomes na língua Nafukuá-Kalapálo, pertencente à família Karib e falada no Alto Xingu (Parque Indígena do Xingu). No presente trabalho focamos nossa atenção na classe dos nomes, na sua formação e na função de cada um dos seus elementos constituintes. Mostramos que os nomes em Nafukuá-Kalapálo podem ser classificados em duas classes maiores - a dos relativos e a dos absolutos -, em função da natureza dos seus respectivos referentes. A primeira classe é composta de nomes relativos, os quais requerem um determinante, como são os casos de referentes de termos de parentesco e aqueles que denotam a parte de um todo – partes do corpo humano, dos animais, das plantas, entre outros. Uma segunda classificação dos nomes da língua Nafukuá-Kalapálo é aquela entre os nomes de referentes contáveis e os de referentes não contáveis, uma distinção que se concretiza formalmente pela combinação dos nomes de referentes contáveis com marcas de coletivo. Descrevemos as estratégias usadas para expressão das noções de atenuação e intensificação e do estado de existência dos referentes dos nomes. Por fim, apresentamos uma descrição dos sistemas de classificadores presentes na língua, o que torna essa língua distinta de outras línguas Karíb do estado do Mato-Grosso e de outras áreas geográficas.
Abstract: This dissertation investigates nouns in Nafukuá-Kalapálo, a Karíb language spoken in Xingu Indigenous Reservation. We had focused on the internal structure of nouns and its formatives. The first broad distinction among nouns is based on the nature of their referents – relatives and absolutes –, the former comprising mostly kinship terms and nouns denoting parts of wholes, like body parts, parts of plants, part of animals, among others. A second partition of the class of nouns divides countable and non-countable or mass nouns. Countable nouns are distinguished by the possibility of occurring with colective markers; we also describe the strategies used to express the notions of attenuation and intensification, and actual, retrospective and prospective state of nouns. Finally, we present a description of the main ways the Nafukuá-Kalapálo language classifies semantically the referents of nouns.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:LIP - Mestrado em Linguística (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/23093/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.