Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/22785
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_AlexandreNatãVicente.pdf2,73 MBAdobe PDFView/Open
Title: Método de super-resolução de única figura baseado em aprendizado para imagens de placas brasileiras de baixíssima qualidade
Other Titles: A learning-based single-image super-resolution method for very low quality license plate images
Authors: Vicente, Alexandre Natã
Orientador(es):: Pedrini, Hélio
Assunto:: Super-resolução
Aprendizado do computador
Placas de veículos
Criminalística
Análise de imagens
Issue Date: 3-Mar-2017
Citation: VICENTE, Alexandre Natã. Método de Super-Resolução de Única Figura Baseado em Aprendizado para Imagens de Placas Brasileiras de Baixíssima Qualidade. 2016. xiii, 56 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: A melhoria da resolução especial de imagens de placas de veículos em cenários reais possui papel importante no campo da investigação criminal e da ciência forense. Neste trabalho, um método de super-resolução de única imagem baseado em aprendizado é proposto, o qual utiliza o conhecimento a priori de que a entrada é formada por um conjunto de imagens de algarismos de placas capturadas em baixíssima qualidade e baixíssima resolução. O método proposto emprega uma árvore de decisão para classificar cada imagem de entrada e o resultado da classificação é utilizado para ponderar o peso da imagem do bloco na etapa de reconstrução. Adicionalmente, a equalização de histograma é aplicada para melhorar a eficácia do classificador. Para demonstrar que o método proposto produz resultados satisfatórios, experimentos com imagens sintéticas e imagens do mundo real são realizados e analisados.
Abstract: Spatial resolution enhancement of license plate images in real scenarios plays an important role in criminal investigation and forensic science. This work presents a learning-based single-image super-resolution method based on a priori knowledge that the input is composed of license plate digit images captured at poor quality and very low resolution. The proposed method employs a decision tree to classify each input image and the classification results are used to weight the image patches in the reconstruction step. Additionally, the histogram equalization technique is performed to improve the effectiveness of the classifier. Experiments conducted on synthetic and real-world images demonstrate that the proposed method is capable of producing satisfactory results.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:ENE - Mestrado em Engenharia Elétrica (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/22785/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.