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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Juliana Rocha de Faria-
dc.contributor.authorCruz, Fernando William-
dc.contributor.authorAlonso, Luiza Beth Nunes-
dc.contributor.authorFerneda, Edilson-
dc.date.accessioned2017-02-10T14:03:00Z-
dc.date.available2017-02-10T14:03:00Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Juliana Rocha de Faria et al. Iniciativas para a organização da informação musical brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Salvador. Anais... Salvador: ANCIB, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22461-
dc.descriptionTrabalho apresentado no XVII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2016, Salvador.en
dc.description.abstractA convivência em espaços virtuais contribui para potencializar o diálogo, particularmente quando o objetivo é o de preservar e disseminar a diversidade cultural. Aparatos tecnológicos no tratamento e na organização da informação da música, no caso da música brasileira, do Répertoire International des Sources Musicales, da Biblioteca Nacional do Brasil, da Library of Congress e do Acervo Digital do Instituto Antonio Carlos Jobim apresentam a possibilidade de promoverem modificações nas formas como os indivíduos se relacionam e aprendem ao oferecer novas possibilidades de contato, conhecimento e compartilhamento de experiências culturais, viáveis pelo acesso, conectividade e agilidade do espaço cibernético, que de outro modo estariam reduzidas ao conhecimento de pequenos grupos. A música enquanto uma manifestação material e imaterial não mais se restringe a um território ou a uma forma previamente determinada pela indústria cultural. O ciberespaço viabiliza a desterritorialização da interpretação e compreensão da expressão musical contribuindo para a construção da cibercultura, uma cultura com uma infinidade de atores com as mais diferentes formações sociais, políticas e culturais, com potencial para criar a transculturalidade ao antever a possibilidade de criações musicais independentemente de bases territoriais físicas e culturalmente restritivas. Este artigo pretende contribuir para a reflexão sobre a multiplicidade de mudanças e impactos promovidos pelos avanços tecnológicos. Novos horizontes possíveis são algo real e presente na sociedade atual. Neste artigo, descrevemos os aparatos tecnológicos com potencial para a criação de novos contextos e estruturas musicais e culturais com o propósito de potencializar a contribuição para a música brasileira diante de um quadro no qual faltam estudos de usuários e a dificuldade de interoperabilidade entre os sistemas internacionais e a iniciativa brasileira é algo a ser superado.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleIniciativas para a organização da informação musical brasileiraen
dc.title.alternativeThe organization of brazilian music information initiativesen
dc.typeTrabalhoen
dc.subject.keywordMulticulturalismoen
dc.subject.keywordExpressividade musicalen
dc.subject.keywordMúsica - Brasilen
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelos autores com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Internacional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.en
dc.description.abstract1The interaction in virtual spaces contributes to enhancing dialogue, particularly when the goal is to preserve and disseminate cultural diversity. Apparates living in virtual spaces contributes to enhancing dialogue, particularly when the goal is to preserve and disseminate cultural diversity. Technological devices for the treatment and organization of music information in the case of Brazilian music, Répertoire International des Sources Musicales, the Brazilian National Library, the Library of Congress and the Digital Archive of the Institute Antonio Carlos Jobim have the ability to promote changes in the ways how individuals relate and learn to offer new possibilities of contact, knowledge and sharing cultural experiences viable for access, connectivity and speed of cyberspace, which oth-erwise were so reduced to the knowledge of small groups. Music as a material manifestation immate-rial and is no longer restricted to a territory or a previously-form completed by the cultural industry. Cyberspace enables the dispossession of interpretation and understanding of musical expression con-tributing to the construction of cyberculture, a culture with a multitude of actors with the most differ-ent social formations, policies and cultural, with the potential to create transculturality to predict the possibility of musical creations regardless of physical and culturally restrictive territorial bases. This article aims to contribute to the reflection on the multiplicity of changes and impacts promoted by technological advances. Possible new horizons are something real and pre-feel in today's society. In this article, we describe the potential with technological devices for the creation of new contexts and musical and cultural structures for the purpose of potentiate contribution to Brazilian music in front of a picture in which there are few studies of users and the difficulty of interoperability between Interna-tional systems and the Brazilian initiative is something to be overcome.en
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