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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/21890
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Title: Estratégias de aprendizagem em curso corporativo a distância : como estudam os trabalhadores?
Other Titles: Learning strategies in a distance corporate course : how do workers study?
Estrategias de aprendizaje en un curso empresarial a distancia : cómo estudian los trabajadores?
Authors: Zerbini, Thaís
Abbad, Gardênia da Silva
Mourão, Luciana
Martins, Lara Barros
Assunto:: Treinamento
Avaliação
Estratégias de aprendizagem
Ensino a distância
Issue Date: Oct-2015
Publisher: Conselho Federal de Psicologia
Citation: ZERBINI, Thaís et al. Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores?. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 35, n. 4, p. 1024-1041, out./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401024&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 out. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000312014.
Abstract: A presente pesquisa objetiva verificar as evidências de validade da Escala de Estratégias de Aprendizagem (EEA) aplicada em um curso a distância em ambiente corporativo. Pretende ainda verificar quais são as estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos trabalhadores em ambiente virtual de estudo no contexto de trabalho. O curso avaliado abrange venda de produtos bancários oferecido por um banco de grande porte aos seus funcionários. A EEA foi aplicada em 541 participantes. Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais, consistência interna e descritivas. Os resultados indicaram uma escala de cinco fatores: Controle da Emoção, 4 itens (α = 0,91), Repetição e Organização, 6 itens (α = 0,83), Controle da Motivação, 4 itens (α = 0,97), Elaboração, 3 itens (α = 0,89), Monitoramento da Compreensão, 6 itens (α = 0,91). Busca de Ajuda Interpessoal e Busca de Ajuda ao Material Didático não figuraram como potenciais fatores – já que o desenho do curso avaliado não apresenta material didático, tampouco oferece tutoria ativa aos participantes. A maior ocorrência de médias altas concentra-se nos itens do fator Elaboração eControle da Emoção. Esse fato pode ser explicado pelos indivíduos estarem acostumados a utilizar as estratégias de elaboração e de controle da emoção ao longo da vida, em seus estudos individuais em diferentes situações educacionais. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to verify the validity of the Learning Strategies Scale (LSS) applied to a distance course (mediated by intranet) in a corporate environment. It also intends to check what learning strategies are used the most by workers in a virtual study environment at work. The evaluated course was offered by a Brazilian bank for its employees, and the LSS was applied to 541 participants. Principal components, exploratory factor analyses, internal consistency, and descriptive analyses were conducted. The results indicated that there were five main factors: Emotion Control, 4 items (α = 0.91); Rehearsal and Organization, 6 items (α = 0.83); Motivation Control, 4 items (α = 0.97); Elaboration, 3 items (α = 0.89); and Comprehension Monitoring, 6 items (α = 0.91). Interpersonal Help-Seeking and Seeking Help from Written Material did not figure as potential factors; this can be explained by the fact that the evaluated course’s design has neither written material nor active tutoring for its participants. The highest averages were concentrated on the items from the factors Elaboration and Emotion Control. These strategies may be ones that individuals use throughout their lives, in their individual studies, and in different educational situations. ______________________________________________________________________________________________ RESUMEN
Esta investigación tuvo como objetivo verificar las evidencias de validez de la Escala de Estrategias de Aprendizaje (LSS) aplicada a un curso a distancia, mediada por la intranet, en un entorno corporativo. También pretendió revisar cuáles son las estrategias de aprendizaje más utilizadas por los trabajadores en un entorno virtual de estudio en el contexto del trabajo. El curso evaluado abarca la venta de productos bancarios ofrecido por un banco brasileño para sus empleados. El LSS se aplicó a 541 participantes. Se realizó análisis de componentes principales, factoriales exploratorios, de consistencia interna y descriptivos. Los resultados indicaron una escala con cinco factores: Control de la Emoción, 4 ítems (α = 0,91), Ensayo y Organización, 6 ítems (α = 0,83), Control de la Motivación, 4 ítems (α = 0,97), Elaboración, 3 ítems (α = 0,89), Control de la Comprensión, 6 ítems (α = 0,91). La búsqueda de ayuda Interpersonal y la búsqueda de Ayuda del Material Didáctico no resaltaron como factores potenciales - ya que el diseño del curso evaluado no tiene material didáctico ni ofrece tutoría activa a los participantes. Los promedios más altos se concentran en los elementos de la elaboración y el control de los factores de la Emoción. Este hecho puede explicarse porque los individuos están acostumbrados a utilizar las estrategias de elaboración y de control de la emoción a lo largo de su vida, en sus estudios individuales en diferentes situaciones educativas.
Licença:: Psicologia: Ciência e Profissão - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401024&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 06 out. 2016.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000312014
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