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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/21411
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Title: Arte e discurso multimodal : análise da linguagem visual em sua relação com o relato da história de vida e da produção artística de van Gogh
Authors: Barrenechea, Cristina Azra
Orientador(es):: Vieira, Josênia Antunes
Assunto:: Semiótica social
Linguística sistêmico funcional
Produção artística
Van Gogh, Vincent, 1820-1888 - crítica e interpretação
Análise do discurso - crítica
Issue Date: 6-Sep-2016
Citation: BARRENECHEA, Cristina Azra. Arte e discurso multimodal: análise da linguagem visual em sua relação com o relato da história de vida e da produção artística de van Gogh. 2016. [1041] f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: A presente tese consiste de uma pesquisa qualitativa e interpretativa realizada na área de Linguagem e Sociedade, na linha de Discursos, Representações Sociais e Textos, no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília, Brasil. A pesquisa propôs a Tese de que o discurso artístico de Vincent van Gogh é integrado tanto por seu discurso pictórico quanto por seu discurso epistolar. A fim de compreender o discurso artístico de van Gogh no contexto de sua produção discursiva nas duas modalidades, foram analisados os elementos discursivos presentes na produção pictórica e nas cartas que o pintor escreveu acerca de sua produção artística, bem como na análise de sua história de vida. A investigação contou com o aporte de três bases teóricas da Linguística para analisar os corpora pictórico e epistolar: a Teoria Semiótica Social Multimodal (TSSM), que foi empregada para analisar a produção de sentidos nas telas; a Teoria da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), que auxiliou a análise da produção de sentidos nas cartas referentes às telas; e a Análise de Discurso Crítica (ADC) que subsidiou a análise de uma carta na íntegra para a compreensão de aspectos contextuais do discurso artístico. Com o emprego de categorias da TSSM, LSF e ADC e de categorias novas, propostas por esta pesquisa, foram triangulados os dados dos corpora pictórico e epistolar, para descrever as ocorrências e as recorrências de elementos ou estratégias discursivas nos dois gêneros textuais analisados. Na triangulação foram aplicadas novas categorias de análise tais como Gesto Pictórico, Transparência, Inacabamento, Incompletude e Limiar Artístico que constituem uma contribuição desta pesquisa para a área da multimodalidade, em especial para a análise do discurso artístico. A triangulação buscou investigar a colaboração entre elementos discursivos nos dois gêneros pesquisados, observando para isso, se os elementos discursivos encontrados nas telas correspondiam com alguma função desempenhada por elementos encontrados nas cartas. Dessa forma, foi analisado se e como os modos e estratégias discursivas presentes nas cartas ocorreram nas telas; e se e como os modos e estratégias discursivas nas telas ocorreram nas cartas a fim de descrever qual a natureza e função dessas ocorrências. Com a ajuda da triangulação, foi possível descrever a ocorrência dos elementos discursivos visuais que se relacionam com a ocorrência de elementos correspondentes, presentes na análise do Sistema de Transitividade das cartas. As ocorrências observadas na triangulação foram categorizadas como ocorrências de natureza semântica e léxico-gramatical. Na triangulação, foi verificada a ocorrência simultânea de mais de uma categoria na mesma oração e/ou no mesmo construto visual devido à natureza interdependente dos elementos discursivos para construir o sentido e a observação dos padrões de agrupamentos pode indicar as estratégias discursivas presentes tanto nas telas quanto nas cartas. Para sondar as conexões de nexo entre os achados da análise visual com os achados da análise textual, propus alguns caminhos possíveis de comparação: por sentido, por forma e por função. Essas possibilidades foram transpostas para as funções e metafunções visuais e da linguagem, propostas por O’Toole (1994) e por Halliday (2014) e puderam se desdobrar em diferentes combinações de acordo com sua ocorrência e intercorrência. A triangulação trouxe à tona a recorrência da combinação de usos semióticos, o que proporcionou para esta pesquisa construir, preliminarmente, uma visão panorâmica das recorrências do uso conjugado dos recursos semióticos que pode indicar a organização interna da urdidura do discurso artístico de van Gogh.
Abstract: This thesis is a qualitative and interpretative research conducted at the University of Brasilia’s Graduate Program in Linguistics, on the area of Language and Society in Discourses, Social Representations and texts, in Brazil. This research proposed the thesis that the artistic discourse of Vincent van Gogh is integrated by both his pictorial and his epistolary discourse. In order to understand van Gogh’s art discourse in the context of its production, the research analyzed the discourse’s elements of four paintings and the discourse’s elements of the letters the painter wrote about these paintings, and also, his history of life. The investigation included the input of three Linguistics’ theoretical bases to analyze the pictorial and epistolary data: Multimodal Social Semiotics Theory, (TSSM) which was used to analyze the paintings’ meanings production; Systemic Functional Linguistic Theory (LSF), which helped the analysis of the letters referring to the paintings; and Critical Discourse Analysis (ADC) which supported the understanding of contextual aspects of the artistic discourse by the analysing a full letter. With the employment of TSSM, LSF and ADC categories and the new categories proposed by this research, the pictorial and epistolary data were triangulated to describe the elements or discursive strategies occurrences and recurrences in both modalities. At the triangulation phase, there were applied new analysis categories such as Painterly Gesture, Transparency, Incompleteness and Artistic Threshold that constitute a contribution of this research to the field of multimodality, especially for the study of the artistic discourse. The triangulation sought to investigate the collaboration between discursive elements in both modalities surveyed, watching for this, if the discursive elements found on the paintings corresponded to any function performed by elements found in the letters. In order to describe the nature and function of such occurrences, it was examined whether and how the modes and discursive strategies in the letters occurred on the paintings; and whether and how the modes and discursive strategies on the paintings occurred in the letters. With the aid of triangulation it was possible to describe the occurrence of visual discourse elements that relate to the occurrence of corresponding elements found by the analysis of Transitivity in the letters. The events observed at the triangulation were categorized as instances of semantic and lexical-grammatical nature. Due to the discursive elements that build meaning’s interdependent nature, simultaneous occurrences were verified in the triangulation, in more than one category on the same sentence and /or in the same visual construct. The observation of patterns has shown the discursive strategies both in the paintings and the letters. To probe the connections of the nexus between the visual analysis’ findings with the textual analysis’ findings, the research proposed some possible ways of comparison. These possibilities were based on visual functions proposed by O'Toole (1994) and metafunctions proposed by Halliday (2014) and unfolded in different combinations according to their occurrences. The triangulation has shown the uses’ recurrence of the semiotic combinations, which provided for this research to preliminarily build a panoramic view of the combined semiotic uses that may indicate the warp’s internal organization of van Gogh’s artistic discourse.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2016.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.T.21411
Appears in Collections:LIP - Doutorado em Linguística (Teses)

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