Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/21365
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EducacaoPrisionalOlhar.pdf802,47 kBAdobe PDFView/Open
Title: Educação prisional : um olhar sobre as oficinas profissionalizantes na Penitenciária Feminina do Distrito Federal
Authors: Roza Pinel, Walace
Assunto:: Ensino profissional
Prisões
Mulheres
Issue Date: Jul-2015
Publisher: Instituto Mauá de Pesquisa e Educação Ltda
Citation: ROZA PINEL, Walace. Educação prisional: um olhar sobre as oficinas profissionalizantes da Penitenciária Feminina do Distrito Federal. SuperUni, Brasília, ano 4, n. 7, p. 36-40, 2015. Disponível em: http://mauadf.com.br/download/114-download-da-revista-superuni. Acesso em: 2 set. 2016.
Abstract: A questão penitenciária brasileira pode ser observada como um dos graves problemas sociais, levando-nos a um amplo debate acerca do sistema prisional e sua relação com as práticas educativas e laborais. Verificou-se que entre os anos de 2005 e 2012, houve um significativo aumento da população carcerária no país. Nesta mesma data, houve um crescimento significativo de mulheres em situação de privação de liberdade de 12.925 (2005) para 31.824 (2012) sujeitas. As mulheres passaram de 4,35% para 6,17% no período de três anos do percentual da massa carcerária brasileira. Diante disso, o objetivo geral deste artigo é o de A questão penitenciária brasileira pode ser observada como um dos graves problemas sociais, levando-nos a um amplo debate acerca do sistema prisional e sua relação com as práticas educativas e laborais. Verificou-se que entre os anos de 2005 e 2012, houve um significativo aumento da população carcerária no país. Nesta mesma data, houve um crescimento significativo de mulheres em situação de privação de liberdade de 12.925 (2005) para 31.824 (2012) sujeitas. As mulheres passaram de 4,35% para 6,17% no período de três anos do percentual da massa carcerária brasileira. Diante disso, o objetivo geral deste artigo é o de analisar a oferta de qualificação laboral nas oficinas da Penitenciária Federal do Distrito Federal (doravante PFDF), para desenvolver uma proposta de educação profissional que fomente o trabalho como princípio educativo. O estudo versará sobre a PFDF, um estabelecimento prisional destinado ao recolhimento de sentenciadas ao cumprimento de pena privativa de liberdade em regime fechado e semiaberto, com as estudantes matriculadas nas oficinas profissionalizantes.
Licença:: Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo autor, 01/09/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0 Unported, que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que o autor e licenciante seja citado, sendo permitido o uso para fins comerciais.
Appears in Collections:TEF - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/21365/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.