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Title: Entre a teoria social e a teoria da justiça : intersubjetividade, normatividade e vulnerabilidade
Other Titles: Entre la teoría social y la teoría de la justicia : intersubjetividad, normatividad y vulnerabilidad
Between social theory and teory of justice : intersubjectivity, normativity and vulnerability
Authors: Lima, Erick Calheiros
Assunto:: Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831
Direito - filosofia
Filosofia
Filosofia política
Issue Date: Jan-2012
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Erick Calheiros. Entre a teoria social e a teoria da justiça: intersubjetividade, normatividade e vulnerabilidade. Princípios: revista de filosofia, Natal, v. 19, n. 31, p. 261-297, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.ufrn.br/principios/article/view/7501/5570>. Acesso em: 20 jun. 2016.
Abstract: Este artigo pretende apresentar os motivos por trás de algumas propostas intersubjetivistas na teoria social e na teoria da justiça. Primeiramente, tentarei desenvolver alguns temas da filosofia de Hegel no sentido de formular a tese de que se estabelece aí uma relação fundamental entre teoria social e teoria da justiça (1). Em seguida, pretendo especificar o conteúdo desta relação num argumento duplo: mostrando (a) que ela consiste, do ponto de vista da teoria social, em uma dialética entre socialização e individualização; e (b) que esta dialética se vincula ao problema da normatividade, tornando-se relevante para a teoria da justiça (2). Em terceiro lugar, desejo mostrar que a ética do discurso projetou uma ampliação filosófico-jurídica não apenas para estabilizar a tensão entre validade e facticidade, mas que também, não sendo apenas especializada em questões de justiça, assume a tarefa de pensar a vulnerabilidade daquela dialética (3). Finalmente, procuro mostrar como uma teoria da justiça fundada no conceito intersubjetivo de liberdade é capaz de preencher mais adequadamente esta lacuna, criando condições para uma crítica terapêutica da modernidade (4). ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The paper intends to delineate the motives underlying some intersubjective approaches in social theory and theory of justice. Firstly, I attempt an interpretation of Hegel´s social philosophy in order to justify the view that Hegel establishes a systematic connection between social theory and theory of justice (1). Then I intend to specify the content of this connection in a twofold argument: by showing (a) that from the point of view of social theory it consists in a dialetics of socialization and individualization; (b) and that this dialectics refers to normative rationality, an increasingly important issue in the theory of justice (2). Thirdly, I consider the thesis according to which the unfolding of discourse ethics in a discourse theory of right is motivated by the task of stabilizing the tension between facts and norms. Interested in solidarity and adressing questions of values as well as of justice, discourse ethics must also correspond to the vulnerability of the above-mentioned dialectics (3). Finally, I argue that a theory of justice based on a intersubjective concept of freedom can better fulfill this claim, thereby maintaining conditions for the critique of political modernity. ______________________________________________________________________________ RESUMEN
Este artículo pretende presentar los motivos por detrás de algunas propuestas intersubjetivas en la teoría social y en la teoría de la justicia. Primeramente, intentaré desarrollar algunos temas de la filosofía de Hegel en el sentido de formular la tesis de que se establece ahí una relación fundamental entre teoría social y teoría de la justicia (1). En seguida, pretendo especificar el contenido de esta relación en un argumento doble: mostrando (a) que esta consiste, desde el punto de vista de la teoría social, en una dialéctica entre socialización e individualización; y (b) que esta dialéctica se vincula al problema de la normatividad, tornándose relevante para la teoría de la justicia (2). En tercer lugar, deseo mostrar que la ética del discurso proyectó una ampliación filosóficojurídica no apenas para estabilizar la tensión entre validez y facticidad, pero que también, no siendo apenas especializada en cuestiones de justicia, asume la tarea de pensar la vulnerabilidad de aquella dialéctica (3). Finalmente, busco mostrar la forma en que una teoría de la justicia fundada en el concepto intersubjetivo de libertad es capaz de rellenar esa laguna más adecuadamente, creando condiciones para una crítica terapéutica de la modernidad (4).
Licença:: Princípios: revista de filosofia - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. (CC BY-NC-SA 4.0). Fonte: http://www.periodicos.ufrn.br/principios/article/view/7501/5570. Acesso em: 20 jun. 2016.
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