Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/21005
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_LudmillaMariaMendesLealMoreira.pdf1,83 MBAdobe PDFView/Open
Title: Indústria migratória brasileira : evidências de uma ordem transnacional privada a partir do estado de São Paulo e do Distrito Federal
Authors: Moreira, Ludmilla Maria Mendes Leal
Orientador(es):: Silva, Leonardo Cavalcanti da
Assunto:: Negócios
Mobilidade
Entidades
Issue Date: 26-Jul-2016
Citation: MOREIRA, Ludmilla Maria Mendes Leal. Indústria migratória brasileira: evidências de uma ordem transnacional privada a partir do estado de São Paulo e do Distrito Federal. 2016. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: A pesquisa teve o objetivo de compreender se no Brasil existe uma “indústria da migração”, a partir da interação e interdependência do papel do Estado com as atividades das empresas privadas sem fins lucrativos nos estados de SP e DF. Identificando os atores governamentais e as entidades privadas sem fins lucrativos que atuam na migração e desempenham diferentes papéis, a fim de demonstrar a estrutura da migração brasileira. O trabalho expôs a indústria da migração como um negócio, não apenas sinônimo de mobilidade, ou seja, uma mobilidade que não é ingênua, e está mediada também pela questão do lucro por diferentes atores governamentais e empresas privadas em países como os EUA, Ásia, África e em alguns países latino-americanos. Para a realização dessa pesquisa, enquanto método utilizamos uma abordagem qualitativa, na perspectiva exploratório-descritiva, visando fundamentar e expor as características da indústria da migração brasileira entre os atores do Estado e as empresas privadas, com a utilização crítica da metodologia de análise de conteúdo.
Abstract: The research aimed to understand in Brazil there is a "migration industry" from the interaction and interdependence of the state's role in the activities of the private non-profit companies in the states of SP and DF. Identifying the governmental and private non-profit organizations working in the migration and play different roles in order to demonstrate the structure of the brazilian migration. The work exposed the migration industry as a business, not just synonymous with mobility, ie a mobility that is not naive, and is also mediated by the issue of profit by different actors such as government and private companies in countries like the US, Asia, Africa and some Latin American countries. To carry out this research as a method had a qualitative approach, exploratory and descriptive vision to support and expose the brazilian migration industry characteristics between state actors and private companies, with the critical use of content analysis methodology.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas, 2016.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.05.D.21005
Appears in Collections:ELA - Mestrado Acadêmico em Estudos Comparados sobre as Américas (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/21005/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.