Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/20621
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_SamaraAnjosCosta.pdf4,57 MBAdobe PDFView/Open
Title: Formação continuada a distância para o professor de Ciências Naturais do Ensino Fundamental : educação em Geologia
Authors: Costa, Samara dos Anjos da
Orientador(es):: Ribeiro, Alice Melo
Coorientador(es):: Oliveira, Anete Maria de
Assunto:: Ciências naturais - estudo e ensino
Geologia - estudo e ensino
Professores - formação continuada
Ensino a distância
Issue Date: 30-May-2016
Citation: COSTA, Samara dos Anjos da. Formação continuada a distância para o professor de Ciências Naturais do Ensino Fundamental: educação em Geologia. 2016. [138] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: A Geologia é uma área de estudo que não se apresenta no currículo educacional enquanto disciplina. Suas temáticas encontram-se distribuídas nas diversas áreas das ciências exatas e humanas, que integram diferentes objetos de investigação na educação básica. Seu estudo é indispensável para o desenvolvimento de uma visão crítica frente à dinâmica planetária. Apesar de tamanha importância, sua abordagem encontra-se excessivamente descontextualizada, fragmentada e dotada de equívocos ao ser explanada durante as aulas de Ciências Naturais. Este fato se deve primordialmente a uma série de algoritmos que dificultam a prática do professor e concomitante o desenvolvimento de uma sensibilização ambiental e global por parte dos educandos. Frente a essa questão é que o presente trabalho buscou evidenciar a perspectiva de professores de ciências no que diz respeito ao ensino de Geologia, propondo em conjunto com esses, um curso de formação continuada, objetivando a abordagem das temáticas geológicas pautadas em uma perspectiva interdisciplinar e ambiental. Sendo assim, a proposta metodológica do presente estudo caracterizou-se como pesquisa colaborativa. Para coleta de dados foi realizada inicialmente uma entrevista semiestruturada com 15 docentes do Ensino Fundamental da Educação Básica. A partir das concepções coletadas e analisadas, foi planejado e desenvolvido juntamente com os entrevistados, um curso de formação continuada – proposição da presente investigação - abordando-se temas pertinentes do estudo da Geologia, bem como estratégias de ensino passíveis de serem utilizadas em sala. Posteriormente, o curso foi aplicado adotando-se a modalidade da educação a distância, dos 15 docentes participantes, 9 concluíram esta etapa. Após a implantação da proposta foi realizada novamente uma entrevista semiestruturada individualizada com os participantes, visando avaliar os impactos e as contribuições do curso para a formação destes. Os resultados mostraram-se satisfatórios uma vez que, o curso levou os docentes a enriquecer os saberes intrínsecos a Geologia, agregando-os com as vivências desencadeadas em outros momentos da formação, a se aproximar com as tecnologias de acesso a informação, mediante o contato com a educação a distância, além de propiciar uma reflexão acerca da prática pedagógica e das lacunas presentes no ensino de ciências. Desse modo, foi possível inferir que a formação continuada deve ser uma prática constante na vida do professor, tendo em vista que esta pode contribuir diretamente para a minimização das prospecções presentes no ensino, ao se tratar de diferentes temáticas, dentre elas a da construção do conhecimento frente ao ensino de Geologia.
Abstract: As not a subject of the Basic Education, Geology and its contents occur scattered in other disciplines of sciences and humanities of the Elementary School Curriculum. Its understanding is imperative to achieve a critical and planetary point of view. Despite such importance, the geological approach applied in Natural Sciences classes remains decontextualized, fragmented, and far from no mistakes. Due to this, the teacher practice becomes difficult, the global and environmental awareness by the pupils as well. In order to answer the needs related to teaching geology of Natural Science teachers, a collective built continuing teacher training course, with an environmental and interdisciplinary perspective, and focused on geology was suggested. A collaborative approach characterize the methodological procedures of this research. A first semi-structured interview with 15 teachers of Elementary schools was undertaken. After reviewing the answers, the course - of this research proposal - of geology and teaching strategies were collectively built. A virtual distance education platform was used to offer the course to fifteen teachers, concluded only by nine of them. To evaluate the course, an individual semi-structured interview with each attendant was undertaken at last. The final result were considered satisfactory, once the knowledge on Geology was upgraded within a constructivism approach guiding the course, as well as an improvement on TIC was supported by the virtual platform. Besides, the course offered an opportunity to discuss the pedagogical practice and issues of teaching Science. As a final conclusion, continuing teacher training must be a steady experience to minimize teaching issues, including those of geology.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20621
Appears in Collections:IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/20621/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.