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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/20267
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Title: Comparação de variáveis físicas e domínios de qualidade de vida entre indivíduos avaliados pelo método Functional Movement Screen (FMS)
Authors: Trindade, Matheus Almeida
Orientador(es):: Carregaro, Rodrigo Luiz
Assunto:: Equilíbrio (Fisiologia)
Atividade física
Qualidade de vida
Functional Movement Screen (FMS)
Issue Date: 16-May-2016
Citation: TRINDADE, Matheus Almeida. Comparação de variáveis físicas e domínios de qualidade de vida entre indivíduos avaliados pelo método Functional Movement Screen (FMS). 2015. iii, 51 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Entende-se que a avaliação dos movimentos funcionais é uma forma de identificar deficiências de mobilidade e estabilidade, por vezes negligenciados em avaliações clássicas e tradicionais, até mesmo na população assintomática. Nosso estudo é pioneiro ao tentar relacionar a qualidade de vida com os resultados do FMS.Objetivo Avaliar o equilíbrio postural estático e dinâmico, nível de atividade física e a qualidade de vida de universitários jovens e sadios. Métodos Trata-se de um estudo transversal, caracterizado pela aplicação do método FMS em indivíduos jovens e sadios. Os voluntários foram submetidos a testes de equilíbrio e questionários de nível de atividade física e qualidade de vida. Participaram do presente estudo 58 voluntários, de ambos os sexos, universitários, de 18 a 35 anos e sem histórico de trauma ou lesões que pudessem gerar algum impedimento na realização das atividades do trabalho. Resultados O presente estudo demonstrou que o nível de atividade física, domínios de qualidade de vida e índices de equilíbrio unipodal de universitários sadios não discriminaram os grupos FMS1 e FMS2. Considerações finais Tais achados reforçam a importância de se rever o uso do FMS enquanto única estratégia para prevenção de lesões ou análise de desempenho durante atividades físicas e esportivas.
Abstract: IntroductionIt is understood that the evaluation of functional movements is a way to identify deficiencies of mobility and stability, sometimes neglected in classical and traditional assessments even in the asymptomatic population. Our study is the first to try to relate the quality of life with the results of FMS. Objective To evaluate static and dynamic postural balance, physical activity and quality of life of young students and healthy.Methods This was a cross-sectional study, characterized by the method FMS in young and healthy individuals. The volunteers underwent balance tests and questionnaires level of physical activity and quality of life. The study included 58 volunteers of both sexes, students, 18-35 years and with no history of trauma or injury that could generate some impediment in carrying out work activities. Results The study showed that the level of physical activity, quality of life domains and single leg balance indexes of healthy university did not discriminate the FMS1 and FMS2 groups. Conclusion These findings reinforce the importance of reviewing the use of FMS as the sole strategy for prevention of injury or performance analysis for physical and sporting activities.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20267
Appears in Collections:FEF - Mestrado em Educação Física (Dissertações)

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