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2016_LearValadaresVieira.pdf1,37 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorIsidro-Filho, Antonio-
dc.contributor.authorVieira, Lear Valadares-
dc.date.accessioned2016-05-11T11:37:31Z-
dc.date.available2016-05-11T11:37:31Z-
dc.date.issued2016-05-11-
dc.date.submitted2016-01-25-
dc.identifier.citationVIEIRA, Lear Valadares. Inovação no setor público: indutores, capacidades, tipos e resultados de inovação. 2016. 85 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20166-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2016.en
dc.description.abstractO presente trabalho buscou analisar o efeito de capacidades, indutores e tipos de inovação sobre os resultados de inovação em experiências inovadoras em gestão na Administração Pública Federal. Para tal, foram analisados os relatos dos casos finalistas e premiados no Concurso de Inovação da ENAP entre os anos 1999 e 2014, somando um total de 287 experiências analisadas. Os relatos passaram por uma análise de conteúdo onde as variáveis de interesse do presente estudo – capacidades, indutores, tipos e resultados de inovação – foram codificadas como variáveis binárias representando a presença ou ausência daquela variável no relato. Esta análise de conteúdo se utilizou de uma triangulação de investigadores como ferramenta para aumento da confiabilidade das codificações obtidas. A partir disso, foi possível elaborar modelos de regressão logística para testar as relações entre as variáveis. As relações significativas obtidas demonstram que alguns indutores possuem efeitos positivos sobre a chance de ocorrência de inovações de processo e inovações de comunicação, algumas capacidades aumentam a probabilidade de ocorrência de inovações de produto, inovações organizacionais e inovações de comunicação. Também se observou que inovações organizacionais aumentam a chance de ocorrência de melhoria na entrega e/ou qualidade dos serviços, assim como inovações de produto diminuem a probabilidade de ocorrência de melhoria do clima organizacional. Esta pesquisa ainda apresenta, a partir dos resultados obtidos e das lacunas teóricas observadas, recomendações para futuros estudos.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleInovação no setor público : indutores, capacidades, tipos e resultados de inovaçãoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordAdministração pública - Brasilen
dc.subject.keywordInovação em serviçosen
dc.subject.keywordServiços públicosen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.01.D.20166-
dc.description.abstract1The present research sought to analyse the effect of innovation capabilities, drivers and types on the innovation results in innovative experiences in management on the Federal Public Administration. To do so, the reports of finalists and awarded cases on the ENAP Innovation Contest between 1999 and 2014 were analysed, for a total of 287 analysed experiences. The reports underwent a content analysis in which the variables of interest in this study – innovation capabilities, drivers, types and results – were coded as binary variables representing the presence or absence of that variable on the report. This content analysis used a researcher triangulation as a tool to increase the reliability of the obtained encodings. From this, it was possible to elaborate logistic regression models to test the relationship between variables. The obtained significant relations show that some drivers have positive effects on the chance of occurrence of process innovations and communication innovations, some capabilities raise the probability of occurrence of product innovations, organizational innovations and communication innovations, but other capabilities lower the chance of occurrence of process innovations, organizational innovations, and communication innovations. It was also observed that organizational innovations raise the chance of occurrence of delivery and/or quality of services improvement, such as product innovation lower the probability of occurrence of organizational climate improvement. This research still presents, from the obtained results and theoretical gaps observed, recommendations for future studies.-
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