Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/20055
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_AdelaideCristinaNascimentoOliveira.pdf2,01 MBAdobe PDFView/Open
Title: O CCBB como anfitrião : uma reflexão sobre o turismo e a hospitalidade a partir do discurso proferido pelo Centro Cultural Banco do Brasil Brasília no site e no facebook
Authors: Oliveira, Adelaide Cristina Nascimento de
Orientador(es):: Barroso, Eloisa Pereira
Assunto:: Turismo
Hospitalidade
Discurso
Centro Cultural Banco do Brasil
Internet
Issue Date: 29-Apr-2016
Citation: OLIVEIRA, Adelaide Cristina Nascimento de. O CCBB como anfitrião: uma reflexão sobre o turismo e a hospitalidade a partir do discurso proferido pelo Centro Cultural Banco do Brasil Brasília no site e no facebook. 2016. 177 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: Esta dissertação resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa (descritiva e interpretativa) cujo objetivo é analisar como o discurso produzido nas mídias sociais transforma o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB) em um destino turístico a partir da categoria hospitalidade. O trabalho aborda a constituição do espaço no imaginário do visitante e a relação com seu principal mecenas, o Banco do Brasil, principal instituição financeira do País e pioneira na criação de centros culturais corporativos. Estuda também o sucesso e a consolidação do empreendimento cultural, bem como a estratégia do espaço de manter proeminência no cenário turístico da capital federal por meio da exibição de artes. O método utilizado é o da Análise do Discurso, com base no contexto das formações discursivas e no funcionamento da linguagem enquanto exercício do poder, como apregoa Foucault. As análises buscam os rastros de hospitalidade deixados no discurso proferido pelo CCBB Brasília no site e no Facebook. Das produções de texto online (posts) contidas nessas duas plataformas virtuais foram coletados os objetos de observação. Os resultados alcançados na pesquisa sugerem que o anfitrião exercita seu poder, ao mesmo tempo em que convida seu frequentador (turista, visitante) a torna-se, ele mesmo, no espaço do outro, um hospedador. Ao fazer-se mecenas de um destino turístico, a mais longeva instituição financeira do País, por meio da linguagem, corporaliza seu símbolo dentro da cultura, instituindo uma relação com o turista.
Abstract: This dissertation is the result of qualitative research approach (descriptive and interpretative) and aims to interpret how discursive practices at social midia transform the Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB) into a touristic destination from Hospitality. This study approaches the construction of the space at the visitor’s imaginary and its relation with its main sponsor, Banco do Brasil, the main Brazil’s financial institution and pionner at the criation of corporative cultural centers. This study also notices the success and consolidation of cultural enterprise, as an strategy of the space to maintain itself as a prominence at the federal district’s touristic scene by arts exhibitions. The method used is called Speech Analysis, based on the discourse formations context and based on operation of language as exercise of power, like said Foucault. The analyses searches the hospitality trails left on the speech uttered by CCBB Brasília at its site and Facebook. The reached results suggest that the host exercises his power, at same time that invites his guest (tourist, visitor) to become himself a host, in a space which belonges to others. By making itself Maecenas of a tourist destination, by the language, the long-lived financial Brazilian institution incorporates its symbol inside culture, instituting a relationship with tourists.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Mestrado Profissional em Turismo, 2016.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20055
Appears in Collections:CET - Mestrado Profissional em Turismo (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/20055/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.