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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/19784
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Title: Modelo para a avaliação de mestrados profissionais orientados à formação de recursos humanos para o SUS : um estudo de caso
Authors: Mamede Júnior, Walner
Orientador(es):: Abbad, Gardênia da Silva
Assunto:: Saúde - estudo e ensino
Mestrado profissional
Saúde coletiva
Avaliação de programas
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás
Issue Date: 28-Mar-2016
Citation: MAMEDE, Walner. Modelo para a avaliação de mestrados profissionais orientados à formação de recursos humanos para o SUS: um estudo de caso. 2016. viii, 339 f. Tese (Doutorado em Ensino na Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: O mestrado profissional (MP) surge como instrumento de uma política de flexibilização da pós-graduação brasileira, destinada à aproximação entre mundo acadêmico e mundo do trabalho, envolto em uma gama de controvérsias que o materializam de diferentes formas, segundo o ator em questão. As controvérsias acabam por interferir sobre o perfil dos diversos cursos existentes, constituindo uma, também, variada gama de perfis. Nesse contexto, encontramos o programa de mestrado profissional em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (MPSC-UFG). O presente trabalho buscou compreender as estratégias e o contexto de implantação do MPSC-UFG, bem como o desenvolvimento de sua primeira turma, 2010-2012, em termos de seus objetivos, seus processos e seus resultados, frente às políticas públicas que o instituíram e que o fundamentam. Isso se deu, de um lado, por meio de análises documentais, que incluíram documentos específicos do programa, como regulamento, plano de curso, planos de ensino e trabalhos de conclusão, e documentos oficiais da política de instituição e regulação dos MP, e, de outro, por meio da realização de entrevistas e questionários para a coleta da percepção de professores vinculados à UFG, discentes egressos do programa, vinculados ou não às diversas Secretarias de Saúde no Estado de Goiás, e servidores lotados na Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-Go). Foram convidados 57 indivíduos, sendo que participaram 16 egressos, entre 20 e 50 anos, 9 professores e 9 servidores, ambos entre 40 e 65 anos. Contamos com 31 participantes com formação diversa na área de Saúde, sendo 76% do sexo feminino. O método utilizado congregou aspectos quantitativos e qualitativos e teve nas técnicas do modelo lógico, do modelo de lacunas e do Swing Weighting suas referências para a construção dos instrumentos de pesquisa. Nas entrevistas, utilizamos o NVivo para organização dos dados e posterior análise do conteúdo e, quanto aos resultados advindos dos questionários, os organizamos em gráficos e hierarquicamente por meio de listas e quartis e, como apoio ao seu julgamento, utilizamos testes não-paramétricos, como Friedman e Kruskal-Wallis. Concluímos pela existência de potencial do mestrado profissional em Saúde Coletiva da UFG à qualificação de trabalhadores do Sistema Único de Saúde, dada a grande possibilidade de produção efetiva de conhecimento aplicado inerente a mestrados profissionais, mas identificamos algumas lacunas que necessitam ser corrigidas no programa estudado, caso se queira explorar todo o potencial existente. Entre as lacunas, destacamos a orientação, excessivamente, acadêmica e tradicional do currículo, o relativo distanciamento entre instituição demandante e demandada, a existência de fatores políticos, econômicos e culturais interferindo sobre a implementação do curso, o conflito de concepções acerca do que seja um mestrado profissional entre os atores. Os presentes resultados apresentam, ainda, utilidade para a avaliação de outros programas assemelhados, uma vez que foram possíveis a construção de instrumentos e a extração de critérios generalizáveis analiticamente.
Abstract: The professional master (PM) began as instrument of a Brasilian postgraduation's policy aimed the aproximation between academic and job world. However, there are several controversies around this theme, which promote big interferences on the form that PM is implemented. Inside this context, we find the Professional Master in Public Health (PMPH) of the Universidade Federal de Goiás (UFG) together with Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-Go). This doctoral dissertation aimed to understand the strategies and the implementing's context of first class of PHMP-UFG, trying to find its objective, processes and outputs, face to face publics policies that to creat it. We performed it using documental analisys, interviews and questionary. In total, we invited 57 people, but answered 16 students between 25 and 50 years old, 9 professors and 9 health-worker involved with PMPH-UFG both between 40 and 65 years old. There were 31 participants with undergraduation in the Health’s area, 76% female. The method applied quantitative and qualitative strategies and also it was based on technics from logic model, gap's model, and Swing Weighting model to creat the research questionary. For interviews, we used the technic named content's analysis and to extract information from questionary we used graphics, rankings and no-parametric statistics tests as Friedman and Kruskal-Wallis. Like this, we concluded that the PM is adjusted to qualify people to work in Sistema Único de Saúde (SUS), why PM is efficient when we talk about aplication of the knowledge and SUS has needs of this type of qualification to its workers to qualify the Brasilian health system. However, we found some gaps in the program studied. In this case, we underscore the traditional and academic curricula's orientation, distance between UFG and SES-Go, existence of political, economical and cultural interferents factors and low comprehension about the professional master course’s concept. The results obtained with this research give us material to perform an assessment the PMPH-UFG and others PM using the criterias and instruments constructed from investigation method used.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, 2016.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.T.19784
Appears in Collections:IP - Doutorado em Ensino na Saúde (Teses)

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