Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/19713
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_WesleydaSilvaOliveira.pdf6,36 MBAdobe PDFView/Open
Title: Educação popular : uma experiência em pesquisa-ação existencial no Quilombo Mesquita - Cidade Ocidental/GO
Authors: Oliveira, Wesley da Silva
Orientador(es):: Rêses, Erlando da Silva
Assunto:: Educação popular
Quilombos - educação
Transdisciplinaridade
Quilombos - Goiás (Estado)
Issue Date: 21-Mar-2016
Citation: OLIVEIRA, Wesley da Silva. Educação popular: uma experiência em pesquisa-ação existencial no Quilombo Mesquita - Cidade Ocidental/GO. 2015. xvi, 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Este trabalho desenvolvido no campo das pesquisas qualitativas em educação disserta sobre uma experiência em pesquisa-ação existencial na educação popular no contexto do movimento comunitário do Quilombo Mesquita, Cidade Ocidental - GO. Correspondem a esta experiência duas fases: a primeira, iniciada na graduação em Pedagogia, no período entre 2010 e 2012, que resultou no Trabalho de Conclusão de Curso e; a segunda, no período entre 2013 e 2015 em que demos seu prosseguimento de estudo na Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília. Ambas as fases são compreendidas num esforço em experienciar os princípios da pedagogia emancipatória de Paulo Freire unidos aos questionamentos epistemológicos da pesquisa-ação existencial de René Barbier. A “experiência” é entendida na busca por significado vivencial destes princípios nos atos da pesquisa, em que os conhecimentos são gerados na “prática da vida”. Esta pesquisa possibilitou estabelecer referências espaço-temporais da Comunidade Quilombo Mesquita, reunir produções acadêmicas de diversos tipos a seu respeito, além da implicação da pesquisa no movimento comunitário que propiciou um aprofundamento da compreensão e do exercício das noções teórico-metodológicas e, consequentemente, da capacidade de leitura da realidade vivenciada na prática da educação popular, capaz de constituir um referencial para a elaboração de uma teoria significativa, de esforço coletivo e transdisciplinar.
Resumen: Este trabajo fue desarrollado en el campo de las investigaciones cualitativas en educación sobre la experiencia en la investigación-acción en el ámbito de la educación popular en el contexto del movimiento comunitario del Quilombo Mesquita, Cidade Ocidental - GO. Corresponden a esta experiencia dos etapas: la primera, que se inició en la graduación en Pedagogía, en el periodo de 2010 hasta 2012, que resultó en el trabajo de conclusión de curso y: la segunda, en el periodo entre 2013 y 2015 en que continuamos los estudios en el Programa de Postgrado en la Facultad de Educación de la Universidad de Brasília. Las dos fases son comprendidas en un esfuerzo en experenciar los principios de la pedagogía emancipatoria de Paulo Freire unido a los cuestionamientos epistemológicos de la investigación-acción existencial de Réne Barbier. La “experiencia” es comprendida en la búsqueda por el significado de la vivencia de los principios en los actos de la investigación, en que los conocimientos son generados en la “practica de la vida”. Esta investigación posibilitó establecer referencias espacio-temporales de la comunidad Quilombo Mesquita, reunir producciones académicas de diversos tipos sobre la comunidad, ademas de la implicación de la investigación en el movimiento comunitario que ha propiciado una profundización de la comprensión y del ejercicio de las nociones teóricos-metodológicas y, consecuentemente de la capacidad de lectura de la realidad vivida en la practica de la educación popular, capaz de constituir una referencia para la elaboración de una teoría significativa, de esfuerzo colectivo y transdisciplinar.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.05.D.19713
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/19713/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.