Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/19646
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_FlaviaLacerda.pdf5,63 MBAdobe PDFView/Open
Title: Arquitetura da Informação Pervasiva : projetos de ecossistemas de informação na internet das coisas
Authors: Lacerda, Flávia
Orientador(es):: Lima-Marques, Mamede
Coorientador(es):: Resmini, Andrea
Assunto:: Arquitetura da informação
Computação ubíqua
Internet das Coisas (IoT)
Issue Date: 2-Mar-2016
Citation: LACERDA, Flávia. Arquitetura da Informação Pervasiva : projetos de ecossistemas de informação na internet das coisas. 2015. 226 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Analisa-se o cenário da Internet das Coisas (IoT) e seus impactos para a sociedade. Apresenta-se referencial teórico baseado na Arquitetura da Informação e áreas transdisciplinares correlatas – tais como Arquitetura, Ciências Cognitivas, Ciência da Computação, Ciência de Sistemas, Design e Filosofia – para fundamentar a compreensão do fenômeno da IoT e seus desdobramentos. Propõe um modelo de Arquitetura da Informação Pervasiva composto de premissas, princípios e heurísticas, classificados por aspectos humanos, arquitetônicos e sistêmicos, para orientar projetos de ecossistemas de informação na IoT, com vistas a desenvolvê-los de forma a considerar valores e questões humanas.
Abstract: Analyzes Internet of Things (IoT) scenario and its impacts on society. Presents a theoretical framework based on Information Architecture and related transdisciplinary areas - such as Architecture, Cognitive Sciences, System Sciences, Computer Science, Design, and Philosophy - to promote understanding of IoT phenomena and its consequences. Proposes a Pervasive Information Architecture model composed of assumptions, principles and heuristics, classified by human, architectural and systemic aspects, to guide projects on information ecosystems at IoT, considering human concerns and values.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.19646
Appears in Collections:FCI - Doutorado em Ciência da Informação (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/19646/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.