Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/19412
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_AlexAndersonDantasFidelis.pdf1,89 MBAdobe PDFView/Open
Title: Avaliação da Eficiência do Padrão IEEE 802.3az na Infraestrutura de TI da Universidade de Brasília
Authors: Fidelis, Alex Anderson Dantas
Orientador(es):: Bordim, Jacir Luiz
Assunto:: Padrões IEEE 802.11
Economia de energia
Redes de computadores
Universidade de Brasília
Issue Date: 1-Feb-2016
Citation: FIDELIS, Alex Anderson Dantas. Avaliação da Eficiência do Padrão IEEE 802.3az na Infraestrutura de TI da Universidade de Brasília. 2015. xvi, 66 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Buscando analisar o padrão IEEE 802.3az para economia de energia em redes de computadores, o presente estudo teve por objetivo avaliar a eficiência e eficácia do padrão para projeção do seu uso na infraestrutura de rede da Universidade de Brasília. Embora seja grande o empenho em busca do aumento da eficiência energética no que tange as áreas computacionais, as redes de computadores normalmente não têm a atenção devida quando o assunto é economia de energia. O padrão IEEE 802.3az, que proporciona a economia de energia em enlaces Ethernet com cabos UTP em momentos de baixa utilização, é o esforço mais promissor na busca da melhora do uso desses recursos. Neste sentido, diferentes testes foram realizados para verificar o funcionamento e comportamento do Ethernet Eficiente em Energia – EEE em diversas situações. Com base nos resultados obtidos com os experimentos foi possível observar que o EEE possibilita uma economia de até 30% no consumo de energia. No entanto, tal redução pode ser observada em momentos de baixa utilização dos recursos de rede. Tendo em vista a sazonalidade da utilização dos recursos computacionais na referida Universidade e as características do tráfego da rede, é possível identificar os locais com maior potencial de ganho com a utilização do EEE. Em suma, os estudos aqui empreendidos possibilitam tal análise e podem servir de norte para a tomada de decisão no que tange a alocação de equipamentos com suporte ao EEE na Universidade de Brasília, uma vez que os ganhos em economia de energia estimados por equipamento, em momentos de ociosidade, chegaram a 0,142 kWh, além de uma previsão de redução no consumo energético de até 2,57 vezes menos em relação aos switches convencionais atualmente utilizados.
Abstract: Aiming at evaluating the IEEE 802.3az standard for energy savings, this work analyzes its efficiency and effectiveness in the network infrastructure of the University of Brasilia. While there is a great commitment in pursuing alternatives to increased energy efficiency in computing areas, computer networks usually lack a proper attention when it comes to energy savings. The IEEE 802.3az standard is the most promising effort in providing energy savings on under-utilized Ethernet links using UTP cables. This work evaluates the IEEE 802.3az standard and its benefits in terms of energy savings. In this context, different tests have been performed to check the operation and behavior of the Energy-Efficient Ethernet (EEE) in various situations. The results show that EEE can provide energy savings up to 30% in the evaluated settings. The use of the computing resources at UnB and the characteristic of network traffic provides insights on locations having the greatest EEE potential gains. The obtained results may serve as input for decision making regarding the allocation of the equipment to support the EEE. Gains in estimated energy savings for equipment, during idleness periods, reached 0.142 kWh, besides a reduction in the energy consumption prediction to 2.57 times less than conventional switches currently used.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.09.D.19412
Appears in Collections:MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/19412/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.