Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/1927
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_ClaudiaPontedeAlbuquerque.pdf3,27 MBAdobe PDFView/Open
Title: Os Bancos Centrais do Brasil e do Chile 1974-2005 : um estudo comparado
Other Titles: Central Banks of Brazil and Chile : comparative analysis 1974-2005
Authors: Albuquerque, Claudia Ponte de
Orientador(es):: Vaz, Alcides Costa
Assunto:: Banco Central do Brasil
Banco Central - Chile
Política monetária - Brasil
Política monetária - Chile
Issue Date: 24-Oct-2008
Citation: ALBUQUERQUE, Claudia Ponte de. Os Bancos Centrais do Brasil e do Chile 1974-2005: um estudo comparado. 2008. 304 f., il. Tese (Doutorado em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Abstract: Esta tese compara a evolução institucional de bancos centrais e outros reguladores bancários no Brasil, Chile, nos últimos trinta anos. Para tanto, sistematiza as políticas monetárias e de supervisão bancária, principalmente as do Chile e do Brasil, para explicar a diferença na qualidade institucional e na percepção interna dos bancos comerciais chilenos comparados aos brasileiros acerca da evolução das habilidades institucionais e da percepção externa quanto a reputação. A pesquisa mostrou: a) o papel das crises financeiras e bancárias na evolução institucional nesses países e também na Argentina, na Colômbia, no Peru e no México; b) a percepção dos bancos acerca da evolução das habilidades institucionais dos reguladores bancários do Brasil e do Chile. c) o impacto da redução da incerteza econômica, política e regulatória sobre a reputação de bancos centrais, em decorrência da abertura comercial, da fragmentação político-partidária no Congresso e da disciplina das políticas macroeconômicas. Os procedimentos metodológicos foram a pesquisa historiográfica e a aplicação de entrevistas a executivos dos reguladores e de instituições bancárias para avaliar a percepção deles sobre a e qualidade institucional desses reguladores. Realizou-se: 24 entrevistas a funcionários dos bancos centrais do Brasil e do Chile; 17 a executivos de bancos no Brasil e 10 no Chile por telefone, pessoalmente ou por internet; e a 8 executivos de bancos de cada país com atuação internacional. Na parte empírica utilizou-se de dois modelos estatísticos com vistas a determinar as covariações entre a reputação e a disciplina nas políticas macroeconômicas, a abertura comercial e a fragmentação político-partidária no Congresso Nacional. O estudo mostrou que a globalização e a consolidação democrática nesses países induziram a incorporação de estratégias de cooperação altruístas e o aperfeiçoaram da reputação e da governança desses reguladores, limitou a possibilidade de serem capturados por minorias e induziu-os a distribuírem mais igualmente entre as gerações presente e futura os ônus e benefícios de suas ações. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study consists of a thorough comparative analysis of the institutional evolution of the Central Banks in Brazil and Chile between 1974 and 2005. with four methodologies; first the historical analysis; second the case study of Chile and Brazil's institutional capabilities based on interviews and on the economic literature; third on the research of commercial banks' executives' perception of central banks` reputation. Even though the initial divergence in Brazilian and Chilean central banks reputation (after 1999) their capabilities lead to converging perception. The fourth methodology makes use of three levels of analysis; on reputation of central banks, where reputation is analyzed as a function of economic internationalization, monetary stabilization and political consensus.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Doutorado em Política Internacional e Comparada, 2008.
Appears in Collections:IREL - Doutorado em Relações Internacionais (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/1927/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.