Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/19168
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_LeandroVaguetti.pdf8,97 MBAdobe PDFView/Open
Title: Framework para desenvolvimento de LPSD no âmbito de TV digital interativa, com suporte a características de ubiquidade
Other Titles: Framework for developing interactive digital tv applications, supporting characteristics of ubiquity
Authors: Vaguetti, Leandro
Orientador(es):: Gondim, Paulo Roberto de Lira
Assunto:: Televisão digital
Interação digital
Engenharia de software
Interação homem-máquina
Issue Date: 14-Jan-2016
Citation: VAGUETTI, Leandro. Framework para desenvolvimento de LPSD no âmbito de TV digital interativa, com suporte a características de ubiquidade. 2015. xiv, 142 f., il. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Este trabalho apresenta um framework, denominado DSPL2UbiTV, para desenvolvimento de LPS (Linhas de Produto de Software) voltadas ao ambiente de TV Digital interativa - TVDi, aplicadas ao Domínio de Aplicações Ubíquas. O framework DSPL2UbiTV ´e baseado em uma abordagem de Linhas de Produtos de Software Dinâmicas - LPSD, possibilitando a seleção de produtos de software, em tempo de execução, em um receptor de TV Digital. O framework apresentado busca prover condições adequadas para manutenibilidade e evolução da LPS, e apoia o desenvolvimento de projetos de softwares ubíquos com características como onipresença de serviços, sensibilidade ao contexto, comportamento adaptativo e captura de experiências. Além disso, o framework permite a configuração dinâmica do produto de software, com possibilidade de seleção de features através de mecanismos de recomendação. Neste contexto, as features são recomendadas considerando as interações do usuário com conteúdos interativos de TVDi. A solução proposta é construída usando as melhores práticas de engenharia de software, permitindo uma melhor manutenibilidade e consequente evolução do software. Experimentos são realizados para demonstrar a capacidade do framework DSPL2UbiTV de melhorar a qualidade das LPSs no tocante a atributos de qualidade como complexidade, extensibilidade e reuso de software.
Abstract: This work presents a framework for the development of LPS (Software Product Lines) aimed at interactive Digital TV environment - iDTV, applied to the ubiquitous Applications Domain. The framework is based on an Dynamic Software Product Lines - DSPL approach, allowing the software product selection, at runtime, in a Digital TV receiver. The presented framework supports the development of ubiquitous software projects with features such as omnipresence of services, context awareness, adaptive behavior and experience capture. Furthermore, the framework allows the dynamic configuration of the product of software, with possibility of selection of features through recommendation engines. In this context, features are recommended considering the user interactions with interactive iDTV content. The proposed solution is built using best software engineering practices, allowing for better reuse and evolution of software. Experiments are conducted in order demonstrate the ability of the framework to improve the quality of LPS considering the software quality attributes as complexity, extensibility and reuse.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.T.19168
Appears in Collections:ENE - Doutorado em Engenharia Elétrica (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/19168/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.