Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/18976
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_RicardoAlvesMoraes.pdf4,41 MBAdobe PDFView/Open
Title: Proposta de melhoria para o processo de desenvolvimento de software do exército brasileiro com base no modelo de gestão de risco e na metodologia ágil
Authors: Moraes, Ricardo Alves
Orientador(es):: Monteiro, Simone Borges Simão
Assunto:: Software - desenvolvimento
Gestão de riscos
Exército brasileiro
Administração pública
Issue Date: 20-Dec-2015
Citation: MORAES, Ricardo Alves. Proposta de melhoria para o processo de desenvolvimento de software do exército brasileiro com base no modelo de gestão de risco e na metodologia ágil. 2015. xiii, 188 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Devido a crescente demanda de desenvolvimento de software na Administração Pública Federal (APF), a utilização da metodologia ágil com a abordagem de gestão de riscos passou a ser uma alternativa estratégica para a organização, uma vez que possibilita identi_car e mitigar os possíveis riscos e traz uma maior celeridade ao processo de desenvolvimento. O sucesso do desenvolvimento ágil está relacionado à seleção apropriada dos métodos e técnicas disponíveis. Segundo a literatura e as boas práticas, não há uma única técnica ou método para uso em desenvolvimento ágil, bem como na gestão de riscos. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é propor um processo de desenvolvimento de software e gestão dos riscos associados do Exército Brasileiro fundamentado na metodologia ágil a luz das práticas adotadas pela Administração Pública Federal. O estudo inicia-se com uma revisão bibliográ_ca onde são tratados os conceitos envolvidos no desenvolvimento de software, com o estudo das metodologias, a seguir parte da observação de órgãos federais que utilizam o método ágil como fundamento de desenvolvimento de software, e de acordo com a adequação das metodologias ágeis utilizadas por diversos autores, apresenta-se uma análise qualitativa das boas práticas do uso da metodologia ágil adotada pelos órgãos federais. A pesquisa _naliza com uma proposta de processo de desenvolvimento de software ágil e os métodos para mitigação de riscos para o EB.
Abstract: Because of software development demand in the Federal Public Administration (APF), the use of agile methodology with the risk management approach has become a strategic alternative for the organization as it helps identify and mitigate possible risks and brings greater speed the development process. The success of agile development is related to the selection of appropriate methods and techniques available. According to the literature and best practice, there is no single technique or method for use in agile development and risk management. In this sense, the objective of this research is to propose one software development process and management of risks associated with the Brazilian Army (EB) based on the agile methodology in light of the practices adopted by the Federal Public Administration. The study starts with a literature review where the concepts regarding the software development are presented _rst, followed by the study of methodologies, then by part of the observation of federal agencies processes that use agile software development method, lately according to the adequacy of agile methodologies used by di_erent authors. It is presented a qualitative analysis of best practices of using agile methodology adopted by these federal agencies. The research concludes with a proposal for Agile Software Development process and methods to mitigate risks to the EB.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.18976
Appears in Collections:MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/18976/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.